Apresentacao O realismo - jean pierre chauvin

482 10 0
                                    

O realismo foi um movimento sociocultural surgido na segunda metade do século XIX, com origem na literatura europeia. Sua origem é atribuída e Gustave Flaubert, o primeiro representante do Realismo francês, com o romance Madame Bovary, de 1857. No Brasil, o marco dessa estética é Memórias póstumas de Brás Cubas, romance de Machado de Assis, publicado em 1881.
De modo geral, a literatura realista nasceu em meio a uma série de discussões em torno da política, ciência , sociedade, economia e cultura. Caracterizava-se pela produção de narrativas densas, de teor psicológico, demonstrando a preocupação dos escritores em problematizar o universo vivido pelas personagens.
Tais figuras, no plano da ficção, eram descritas com grande rigor e objetividade, de modo que algumas delas representavam autênticos tipos sociais - por vezes, quase esteriótipos. Elas reuniam um conjunto de características que ora aproximavam seus atos e pensamentos da classe social a que pertenciam, ora revelavam a hipocrisia nos meios em que circulavam.
     Comparados aos escritores adeptos do Romantismo, os prosadores realistas introduziram profundas mudanças de forma e conteúdo na literatura. Eis algumas dentre as principais:

1) na prosa realista, os temas voltam-se para as relações sociais entre homens de diferentes condições e classes sociais;

2) os romances, em vez de apresentarem uma visão idealizada do amor , passam a denunciar o carácter artificial do casamento, de modo a criticar , especialmente, a nova burguesia;

3) os autores passam a enfatizar as cenas domésticas, o que favorecia os diálogos em caráter privado e a cumplicidade do narrador .

   Nesse sentido, Machado de Assis pode ser considerado o autor que melhor sintetizou as características do movimento realista no Brasil. Nas palavras de Alfredo Bossi, o escritor revelava " um não ao convencional".

Memórias póstumas de Brás Cubas    Machado de AssisOnde histórias criam vida. Descubra agora