Cultura Surda

374 31 6
                                    

A cultura surda, nada mais é, do que a própria identidade do surdo(a).
A maioria dos surdos hoje, assumem sua identidade, e aceitam que sua cultura é a surda.

Assim como eu e você fazemos parte da cultura brasileira por que nascemos no Brasil, os surdos fazem parte da cultura surda, simplesmente por serem surdos, antes de serem brasileiros eles são surdos.
Por exemplo : nós (ouvintes) temos o português como nossa língua materna, por sermos brasileiros, já as pessoas surdas, tem como língua materna a Libras (assunto do próximo capítulo), a partir do momento em que eles aprendem o português, eles se tornam bilíngües, assim como eu sou bilíngüe, falo português (minha língua materna) e falo libras.

Infelismente, ainda existem famílias que não aceitam a realidade da pessoa surda, nem se quer dão ao surdo a oportunidade de conhecer sua própria cultura, ficam impondo ao mesmo que aprenda à falar, que aprenda à ouvir, que aprenda a ser como uma pessoa ouvinte.
Hoje com a tecnologia, existem implantes, e aparelhos auditivos, mas, ao contrário do que muita gente pensa, esses meios não são a solução.

Certo dia, eu ouvi a história de uma mulher(surda), cujo sonho era ouvir o choro do seu filho. Quando ela conseguiu um aparelho auditivo, ela ouvia o choro do seu filho, porém ela não sabia que aquele som se referia ao som do choro da criança, por que ela nunca ouviu o choro de uma criança antes. Como reconhecer algo que não se conhece?
A partir do momento em que um surdo põe um aparelho, os sons não passam de apenas barulhos.

Não existe cura para a surdez.
Até quando vamos viver rejeitando a cultura dessas pessoas? Até quando eles vão viver como se fossem pessoas inferiores e incapazes de cumprir alguma função? Até quando os surdos terão que se contentar com o "resto" deixado pela sociedade?

Conhecendo A Cultura SurdaOnde histórias criam vida. Descubra agora