(Depois) Sobreviva (Parte 2)

820 105 4
                                    

Depois de terem trocado as roupas, eles saíram do prédio da fábrica e voltaram para o lado de fora. A luz repentina, por mais que ofuscada pela fumaça, assustou e incomodou os olhos de Pietra, acostumada que estava à luz doentia da fábrica. Se encaminharam para um conjunto de prédios marrons que se contratavam com o cinza geral da cidade, talvez para uma ideia de falso conforto. Mais ao longe, pode distinguir três prédios prateados, cercados por muros altos e fortemente seguros, guardados por uma quantidade bem maior de guardas: o condomínio dos chefes. A caminhada durou cerca de dez minutos e como já estava finalizando a tarde, muitos dos trabalhadores, considerados bons, estavam sendo liberados para voltar para o dormitório. Eram cerca de vinte prédios, cada um com vinte andares. Ao chegarem mais perto de um dos prédios, o capataz continuou o seu monólogo:

- Aqui será onde irão dormir, a construção oval, que não é possível ver daqui, no centro do condomínio é onde fica o lavatório e o refeitório. Respeitem os horários dos grupos, caso os percam ficarão sem comida e sem banho. Temos que ser justos com todos, não é? - disse o homem com seu falso senso de justiça - Se você se atrasa pegará o horário do outro e isso não será certo... não é algo que um bom trabalhador faria. Portanto, sejam pontuais. No quarto de vocês terão todos os avisos. As cornetas servem para acordar e silenciar, as obedeçam.

Entrando no prédio, viram uma cabine com um dos capatazes de preto, este estava envolto de caixas e caixas que aparentemente continham papéis. Quando eles se aproximaram, o homem se levantou e questionou:

-Grupo D2965-P, senhor?

- Afirmativo. Qual andar?

- Sétimo, senhor.

- Muito bem.

Sem mais nenhuma palavra, se afastaram da cabine em direção às escadas. ao olharem para cima viram escadas que pareciam sem fim até o teto do prédio.

- Pois bem, os senhores estão começando como um grupo novo, e, portanto, ficarão no sétimo andar. Ajam de forma correta e ganhem promoções e irão ficar nos andares mais próximos ao térreo. Causem confusão ou sejam preguiçosos e terão que subir mais escadas. Acreditem quando eu digo que vocês não vão querer ficar lá em cima.

Dito isto, começaram a subir. A subida foi consideravelmente rápida e não demandou grandes esforços. Pietra estava acostumada a andar e escalar para auxiliar sua mãe e avó em atividades domésticas ou no que fosse preciso na vila. Tendo praticamente só mulheres e crianças, elas que deveriam fazer tudo.

Ao chegarem a uma porta na qual se lia "Sétimo andar - novatos I", o capataz abriu a porta que forneceu um vislumbre de um corredor longo, com diversas portas de cada lado. Nas portas, via-se o código de cada grupo e Pietra se perguntou quem é que fazia tamanha organização. O código do grupo deles estava na quarta porta à esquerda. Abriram-na e viram uma série de beliches bem simples com um colchão fino em cada. Devagar foram entrando no quarto. Além das beliches e de uma luz amarelada, o cômodo não possuía mais nada.

- Todas as luzes são desligadas às 21hs e todos deverão dormir, pois devem acordar novamente às 6hs para se levantarem de acordo com o horário de alimentação que está nessa porta. Tenham uma boa noite de sono, amanhã vocês terão muito mais coisas para fazer. Saibam o que é melhor para vocês sobreviverem: sejam bons trabalhadores. - fechou a porta e se retirou.

Os homens se olharam e foram cada um para uma cama, a começar pelos maiores e mais fortes escolhendo as camas que pareciam estar em melhor condição e nos melhores lugares. Pietra foi uma das últimas a escolher onde dormir e ficou com uma cama de cima logo embaixo da lâmpada de luz amarelada. Aquela luz doentia incomoda seus olhos e não tendo mais o boné para tampar os olhos, se virou e tentou esconder o rosto nos braços. Por mais que ainda estivesse cedo, caiu no sono.

Pietra (DEGUSTAÇÃO)Onde histórias criam vida. Descubra agora