lendas do penedo da moura

142 4 1
                                    

Numa aldeia bem agarrada a encosta da serra existente uma rocha seca e nua a que o povo deu o nome de "O PENEDO DA MOURA".ninguém gosta de passar por perto, especialmente as noites de luar,se pode ouvir um choro prolongado e suspiros de dizer dó.

Mas qual e então a lenda?

Diz-se que,depois da vitoria dos cristãos,muitos mouros e mouras ficaram por essas serras e que muitos deles não estavam sob encantamento, escondidos em castelos, cisternas e cavernas. Parece que na tal aldeia também tinha ficado uma princesa moura e com ela ficara um enorme tesouro.

Conta se que uma rapariga chamada rosa passara a noitinha perto de um alto penedo e ouvira uma voz muito doce que chamava por ela.


Olhou a sua volta e viu, no alto do penedo, uma jovem de longas vestes brancas;a voz continuava a chamar: rosa,rosa,rosa anda cá!
Sem entender o que se estava a passar ,a rapariga aproximou se do rochedo e perguntou:
-quem és tu,o que queres de mim...

A jovem vestida de branco respondeu lhe, dizendo que era uma princesa moura que era que estava encantada e esperava que alguém a ajudasse a quebrar o encanto.
-queres ajudar me rosa...em troca posso dar te um grande tesouro
Com pena da princesa moura e atraída pelo tesouro que lhe era oferecido, rosa perguntou o que devia fazer:
-e pouca coisa. Volta aqui amanha ao bater da ultima badalada da meia noite e da três pancadas neste rochedo.
Assim quebraras o encanto e eu voltarei a ser quem era.
Mas tem cuidado!
Não digas a ninguém, que me viste e que falas te comigo.prometes?
A pensar no tesouro,a rosa prometia tudo.
A caminho da aldeia a rapariga saltava e cantava,dizendo baixinho:"estou rica  estou rica..."

A porta de casa estava o noivo a espera dela. O rapaz estranhou a cantoria e aquelas palavras que ele mal entendia. Tanto perguntou e tanto insistiu que a rosa acabou por lhe contar tudo,contente por pensar que iam ter dinheiro para se casarem.
No dia seguinte, já perto da meia noite a rosa correu para o penedo e deu as três pancadas que a moura dissera.
Do fundo da rocha veiu uma voz rouca e enraivecida:
-malvada que me desgraças te... faltas te a tua promessa agora dobras te o meu encanto!?!...
Quem vira salvar me agora...😢😢
A princesa chorava e suspirava.a rosa chorava e arrepelava se a pensar no tesouro que acabara de perder.
Por isso pouca gente se atreve a passar por aquele sitio depois de o SOL se por.
Os que por ali passam dizem todos que houvem gritos e suspiros.já nem sabem se são só da princesa ou se são dela e da rosa que tudo perdera por não saber guardar um segredo.

E esta foi uma história que nos mostra uma pessoa em que não poderíamos confiar por isso os segredos que tiverem mais vale guardar para nos do que no dia seguinte o mundo todo já sabe.
Eu já aprendi a lição...😘♥♥

Lenda Onde histórias criam vida. Descubra agora