Capítulo 2

368 4 0
                                    

Como qualquer nave vogon, esta parecia uma massa amorfa congelada, e não exatamente um projeto de design. As desagradáveis protuberâncias amarelas que saíam dela em ângulos repugnantes teriam estragado a aparência da maioria das espaçonaves, mas neste caso, infelizmente, isso era impossível. Coisas mais feias já foram vistas nos céus, mas não por testemunhas confiáveis.
Na verdade, a única forma de ver algo bem mais feio do que uma nave vogon seria entrar na nave e olhar para um vogon. No entanto, se você for uma pessoa sensata, isso é exatamente o tipo de coisa que irá evitar, porque um vogon típico não vai pensar duas vezes antes de lhe fazer algo tão terrivelmente hediondo que você vai desejar nunca ter nascido ou, se você for uma pessoa mais esclarecida, vai desejar que o vogon nunca tivesse nascido.
Na verdade, um vogon comum provavelmente não iria pensar sequer uma única vez. Vogons são criaturas burras, grosseiras, com cérebros de lesma e pensar não é exatamente sua especialidade. A análise atômica de um vogon nos mostra que seu cérebro era originalmente um fígado muito deformado, deslocado e dispéptico. A melhor coisa que se pode dizer deles, portanto, é que sabem do que gostam, e eles geralmente gostam de coisas que envolvam machucar outras pessoas e, sempre que possível, zangar-se muito.
Uma coisa que não gostam é deixar um trabalho incompleto, particularmente este vogon, e, por vários motivos, particularmente esse trabalho. O vogon em questão era o capitão Prostetnic Vogon Jeltz, do Conselho Galáctico de Planejamento Hiperespacial, que tinha sido o responsável pela destruição do assim chamado "planeta" Terra.
Suspendeu seu corpo monumentalmente vil de sua cadeira desajeitada e asquerosa e observou a tela do monitor em que a espaçonave Coração de Ouro estava constantemente focalizada.
Pouco lhe importava que a Coração de Ouro, com seu motor de Improbabilidade Infinita, fosse a mais bela e revolucionária nave já construída. Estética e tecnologia eram duas palavras que não existiam no seu dicionário e, se ele pudesse, o restante do dicionário também seria queimado e enterrado.
Também não lhe importava a mínima que Zaphod Beeblebrox estivesse a bordo. Zaphod era agora ex-presidente da Galaxia, e, embora todas as forças policiais da Galaxia estivessem nesse momento a procura dele é da nave que tinha roubado, o vogon não estava interessado nisso.
Ele tinha outras coisas para acertar.
Dizem que os vogons não estão acima de um pequeno suborno e corrupção da mesma forma que o mar não está acima das nuvens, o que certamente era verdade nesse caso. Quando Prostetnic Vogon Jeltz ouvia expressões como "integridade" ou "moralmente correto", ele pegava o dicionário, e, quando ouvia o doce som de uma boa pilha de dinheiro fácil, corria para o livro de regras e o jogava no lixo.
Em seu esforço tão implacável para destruir a Terra e tudo o que havia nela, ele estava agindo um pouco acima e além do que seria um "mero dever profissional". Na verdade, pairava no ar certas dúvidas se a tal via expressa ia ser mesmo construída, mas o assunto foi abafado e esquecido.
Grunhiu um grunhido repelente de satisfação.
- Computador - grasnou -, abra uma linha para o meu terapeuta cerebral.
Em poucos segundos o rosto de Gag Halfrunt apareceu na tela, com o sorriso de um homem que sabia estar a dez anos-luz de distância da cara do vogon que estava vendo. Em algum lugar nesse sorriso havia também um leve toque de ironia. Embora o vogon persistisse em chamá-lo de "meu terapeuta cerebral pessoal", não havia ali uma quantidade suficiente de cérebro para uma terapia, e na verdade era Halfrunt que tinha contratado o vogon. Estava lhe pagando uma enorme quantia para fazer um serviço muito sujo. Como um dos mais proeminentes e bem-sucedidos psiquiatras da Galáxia, ele e um grupo de colegas estavam preparados e absolutamente dispostos a gastar. Umas pequenas fortuna naquele momento em que todo futuro da psiquiatria parecia estar em jogo.
- Olá, prezado Capitão dos Vogons Prostetnic, como estamos no sentindo hoje? - disse ele.
O capitão vogon lhe contou que nas últimas poucas horas tinha exterminado quase metade de sua tripulação num exercício disciplinar.
O sorriso de Halfrunt não se abalou um milímetro sequer.
– Bom – disse ele –, creio que este é um comportamento perfeitamente normal parra um vogon, não é? Essa forma natural e saudável de canalizar os instintos agressivo em atos de violência sem sentido.
– Isso – resmungou o vogon – é o que você sempre diz.
– Ótimo! – disse Halfrunt –, pois creio que este é um comportamento perfeitamente normal para um psiquiatra. Bem vejo claramente que nós dois estamos muito bem ajustados em nossas atitudes mentais hoje.
– Localizamos a espaçonave.
– Maravilhoso – disse Halfrunt –, maravilhoso! E os ocupantes?
– O terráqueo está lá.
– Excelente! E...?
– Uma fêmea do mesmo planeta. São os últimos.
– Bom, muito bom – Halfrunt estava radiante. – Quem mais?
– O tal Prefect.
– É?
– E Zaphod Beeblebrox.
Por um instante o sorriso de Halfrunt estremeceu.
– Ah, sim – disse ele –, eu esperava por isso. É realmente uma pena.
– Um amigo especial? – perguntou o vogon, que tinha ouvido essa expressão em algum lugar e decidiu experimentar.
– Ah, não – disse Halfrunt –, em minha profissão não fazemos amigos pessoais.
– Entendo – grunhiu o vogon –, vocês precisam manter um distanciamento profissional.
– Não – disse Halfrunt alegremente –, é só que não levamos muito jeito pra essas coisas mesmo.
Fez uma pausa. Sua boca continuava congelada em um sorriso, mas ele franziu um pouco as sobrancelhas.
– É que Beeblebrox é um dos meus clientes mais lucrativos. Ele tinha problemas de personalidade muito além dos sonhos de qualquer analista.
Pensou um pouco no assunto antes de abandoná-lo relutantemente.
– De qualquer forma – disse –, você está preparado para sua tarefa?
– Estou.
– Muito bem. Destrua a nave imediatamente.
– E Beeblebrox?
– Bom – disse Halfrunt bruscamente –, Zaphod é só uma pessoa como outra qualquer, sabe?
E depois sumiu da tela.
O capitão vogon apertou o botão de comunicação que o colocava em contato com o que restava de sua tripulação.
– Atacar – disse.

Você leu todos os capítulos publicados.

⏰ Última atualização: May 17, 2016 ⏰

Adicione esta história à sua Biblioteca e seja notificado quando novos capítulos chegarem!

O Restaurante No Fim Do UniversoOnde histórias criam vida. Descubra agora