Religião - 9° cáp.

85 2 0
                                    

Intolerância religiosa é o que nós se deparamos constantemente em nossa sociedade. Esta intolerância é um conjunto de ideologias e atitudes ofensivas a diferentes crenças e religiões. A intolerância religiosa ocorre quando um alguém desrespeita s religião do outro, à partir de agressões verbais ou físicas. Em casos drásticos há até perseguição. Isto é crime, à quem pratica deve ser denunciado e julgado pelo ato, pois a Declaração Universal dos Direitos Humanos defende a liberdade de expressão, então automaticamente a vítima de intolerância religiosa é assegurada pela lei. Infelizmente, nossa sociedade fecha os olhos para esse crime. A vítima muita das vezes carrega traumas psicológicos após as agressões preconceituosas.
Preciso que fique claro, leitor, que todos tem o direito de fazer críticas à uma religião ou sua prática, todos podem opinar e se expressar em relação a uma religião, o que não pode ocorrer é o desrespeito à uma pessoa por causa da sua fé.

Em junho do ano passado, foi postado no G1, a seguinte reportagem:

"Uma menina de 11 anos foi vítima de intolerância religiosa na noite de domingo (14/06/2015). [...] a criança foi atingida por uma pedra [...] quando voltava de um culto de candomblé.
Os responsáveis pelo ato foram dois homens, que estavam em um ponto de ônibus na região. Além de atirarem pedras contra o grupo religioso, os homens também fizeram insultos e fugiram embarcando em um ônibus [...]".
Este é um exemplo real dos acontecimentos intolerantes ocorridos frequentemente em nossa sociedade.
Uma maneira de combater essa discriminação é começando por nós, ou seja, lutando contra o próprio preconceito interno. Precisamos de uma sociedade com pessoas que tem tolerância religiosa, isto é, cidadãos que aceitam todo o tipo de fé existente e respeita a todos os que crêem nelas, independe da própria crença ou se não tem.
O Brasil é um dos países onde há mais diversidade de religião, então cabe a nós brasileiros respeitar todos os religiosos e os não religiosos, assim vivendo em paz com a liberdade de expressão. Isso é o sonho daqueles que desejam o fim das brigas na sociedade, porém não adianta ficarmos parados esperando que os preconceitos acabem, nós devemos revolucionar a mudança, e lutar pelo fim da intolerância religiosa.
E você leitor, está fazendo sua parte?
Você é um intolerante ou um tolerante religioso?
Está de assistindo o crime, compactuando com ele ou indo atrás de um futuro melhor?

"Se antes de cada ato nosso nós puséssemos a prever todas as consequências dele, a pensar nelas a sério, primeiro as imediatas, depois as possíveis, depois as imagináveis, não chegaríamos sequer a mover-nos de onde o primeiro pensamento nos tivesse feito parar".
- Ensaio sobre a cegueira.

SociedadeOnde histórias criam vida. Descubra agora