“Lotação não se pega, se conquista.”
Autor desconhecido.
Introdução
Transporte coletivo. Há algo que gere mais situações constrangedoras, irritantes ou no mínimo absurdas? Se há, imploro que não me apresentem! Porque eu tenho o dom para passar por situações estranhas, e em lotações (o meu transporte coletivo) a coisa só piora...
São situações que qualquer pessoa normal gostaria de esquecer e fingir que nunca aconteceram, mas como eu não sou uma pessoa normal resolvi escrever todas as minhas situações bizarras e as de meus amigos, colegas ou de qualquer pessoa inocente que resolveu dividir seus momentos vergonhosos com moi. Então, se você for uma dessas tristes pessoas, fique tranquilo, eu não usarei o seu nome, mas algo parecido ou um apelido que poucos indivíduos saibam. Enfim, leia e se encontre... ou nem tanto.
Calor Humano
Olá, caro leitor e companheiro de luta! Como já foi lhe dito, aqui lhe contarei tudo que passo nas minhas “amadas” – sinta a ironia e o desprezo – lotações, mas creio que serve para todos os transportes coletivos públicos de nosso querido país.
O primeiro ponto a ser abordado é recorrente em todas as cidades que tem algum transporte público... Afinal, quem nunca entrou em uma lotação super lotada e quente que atire a primeira pedra!
Você já deve ter visto aquelas plaquinhas que dizem: “20 pessoas sentadas e 33 em pé”. Só que os motoristas, cobradores e demais passageiros parecem querer entrar no Guiness Book, pois toda vez tentam colocar “20 pessoas sentadas e zilhões em pé”. É nesse momento que sentimos o calor humano.
Há vários corpos unidos, várias respirações quentes e apenas algumas janelinhas que não refrigeram o suficiente sem contar que alguns “iluminados” insistem em fechá-las... O que me faz pensar: “Idiotas!!!”
Se algum de vocês não conseguiu entender o que é o calor humano, vou detalhar:
Imagine que você entra em uma sauna de 1,5 metros quadrados, em uma temperatura de quarenta graus centigrados, junto com mais quinze pessoas. Vocês estão tão unidos que se você retirar o pé do chão por um único instante, não haverá outro lugar para colocá-lo. Nessa sauna há uma única cadeira onde um ser de muita sorte está acomodado e perto dessa cadeira com nosso sortudo há pequena janela de dez centímetros quadrados, lá fora neva. A temperatura da sauna não se altera, exceto quando por alguma brincadeira do Sr Destino uma brisa fria passa por você, lhe dando meros segundos de felicidade e esfregando na tua cara como a vida é injusta!
Para piorar... O nosso sortudo que está sentado na cadeira e parece não perceber o mundo a sua volta, acha que o vento da janela está muito forte e resolve fechá-la. Em minha humilde opinião, só falta ele virar o rosto para você e sorrir ao dizer: “Bem vindo ao inferno, eu sou o chefe aqui”.
Talvez eu esteja sendo má ao compará-lo a isso, mas está tão quente e sufocante... Então que se danem aqueles que pensam que estou sendo má. Afinal, só quem já passou por situação semelhante, sabe o sofrimento que é.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Crônicas de uma Passageira
HumorSabe aqueles momentos perfeitos, inesquecíveis e insubstituíveis que você passa no transporte coletivo? Não? Eu, idem! "Crônicas de uma passageira" reuni/reunirá as situações constrangedoras, humilhantes e, porque não, lamentáveis pelas quais nós p...