Tipos primitivos

3.1K 46 2
                                    

Para criar um programa devemos declarar variáveis, elas serão responsáveis por receber os valores que usaremos para que o software possa funcionar. Podemos exemplificar isto de uma forma bem fácil e básica, imagine que você fará um simples programinha que recebe a idade e o sexo de uma pessoa, para ele possa receber a idade é necessária uma variável do tipo inteiro, afinal idade é um número inteiro, e para receber você usará uma outra variável do tipo char.

A declaração ficará da seguinte forma:

int idade;

char sexo;

____________________________________________________________________________________

Uma variável é um espaço alocado na memória principal para guardar um valor.

____________________________________________________________________________________


Tendo este pequeno conceito entendido podemos falar dos tipos primitivos.

 Se você observou bem nos trechos supracitados deste capítulo percebeu que a declaração de uma variável da-se da seguinte forma: tipoDevariavel nomeDaVariavel. esta ordem deverá ser sempre seguida doravante.

Os tipos primitivos em java são:

byte

short

int 

long

float

double

char

boolean

Este pequeno livreto irá focar-se naqueles tipos mais utilizados por questão de didática, afinal você já quer criar seus primeiros programinhas. Então fique atento nas explicações de cada um deles.

int: este tipo é utilizado quando se quer guardar um valor à variável do tipo inteira, números inteiros, (1,2,3,4,5,6,7,8...).

Declaração: 

int idade;  

idade = 15;

Apenas números inteiros podem ser guardados nela.

char: este tipo é utilizado quando você deseja guardar um character numa variável.

Declaração

char sexo;

sexo = 'M'

float: este tipo é declarado quando você quer guardar números com decimais na variável.

Declaração:

float valor;

valor = 12.50;

double: este tipo, também, é declarado quando você quer guardar números com decimais na variável.

Declaração: 

double resultado;

resultado = 9.5.

boolean: este tipo recebe false)(falso) ou true(verdadeiro) como valores, nada mais que isso.

Declaração:

boolean teste ;

teste = false;

O tipo boolean pode ser muito bem utilizado quando com algumas estruturas de decisão e de repetição que veremos mais a frente.

Como dissemos, estes são os tipos primitivos mais utilizados, não que os outros não sejam importantes, mas para quem esta iniciando no mundo da programação estes acabaram suprindo quase todas as necessidades.

Você pode atribuir um valor a variável logo na declaração.

int idade = 15;

Pode usar seu valor também.

System.out.println(idade); <-- esta comando é responsável  por escrever algo na tela do computador, neste caso estamos mandando o programa escrever o valor contido dentro da variável idade que é 15.

Vamos fazer um pequeno programinha.

____________________________________________________________________________________

Nota

Para fazer comentários em java você pode utilizar // ou /* */, comentários ajudam bastante o próprio programador. Quando você estiver fazendo um programa que tem várias linhas, caso você e no outro dia queira voltar para resolver um problema que está acontecendo bem no meio das linhas de comando, um comentário ajudará  bastante a encontrar este lugar, ajudará os próximos programadores que darão continuidade no projeto também.

____________________________________________________________________________________


class teste {

 public static void main(String[] args){

         int idade  =  14;

         float nota  =  9.5;

         char sexo = 'M';

       System.out.println("Idade" + idade +"

Nota: " + nota + "

Sexo: " + sexo);

                 }

}

Explicando o programa:

A linha class teste significa que é uma classe de nome teste, explicaremos o que é uma classe mais a frente.

A linha public static void main(String[] args) é a função principal do programa, seu sistema não rodará sem esta linha.

As linhas posteriores a esta são as declarações das variáveis.

int idade = 14;

float nota = 9.5;

char sexo = 'M';


Na linha System.out.println("Idade" + idade +"

Nota: " + nota + "

Sexo: " + sexo); estamos printando na tela os valores das três variáveis, as frases entre aspas " " é o que o programa irá escrever, o que está entre os sinais de + são os nomes das variaveis, sendo assim o programa irá escrever idade 14, Nota: 9.5 e Sexo M, algumas pessoas confundem-se pelo fato das variáveis terem o mesmo nome do que está escrito entre aspas, mas lembre-se, se você quer mostrar na tela o valor contido dentro da variável jamais deve escrever o nome dela entre aspas, e se houver aspas lebre sempre de colocar o sinal de +, isso fará a concatenação, Mostrar o que está escrito e o valor da variável, caso contrário seu programa dará erro.

Programação Java Para IniciantesOnde histórias criam vida. Descubra agora