Conteúdo - Parte 4

71 2 1
                                    

Ezequiel 36

As boas promessas para as ovelhas da casa de Israel, citadas no capítulo 34, têm a descrição do modo da sua realização, especialmente neste capítulo 36, e no próximo (37).

Fora de sua terra, por causa dos juízos de Deus que o conduziram para o cativeiro, Israel havia profanado o nome do Senhor, porque se dizia deles que o seu Deus não pudera lhes manter na sua própria terra, nem livrá-los do mal que haviam sofrido.

Todavia, nada disso lhes teria sucedido caso não tivessem quebrado a aliança que tinham com o Senhor, por terem transgredido os Seus mandamentos.

Então o Senhor entregara Israel ao opróbrio das nações que não somente escarneciam dos judeus em sua presente condição de ruína, como também haviam buscado o mal deles aliando-se a Nabucodonosor.

Todavia, o Senhor havia prometido jamais desamparar o Seu povo, por causa da promessa que fizera aos patriarcas, e por amor do Seu grande nome, porque a Sua fidelidade e santidade não podem ser anuladas.

Então as nações seriam um opróbrio para si mesmas, porque a respeito delas não fizera o Senhor nenhuma aliança ou boas promessas como havia feito a Israel.

Assim, Ele se voltaria para o Seu povo, apesar de todo o grande mal que haviam cometido, e tornaria a lhes fazer o bem em sua própria terra.

E não somente isto, proveria os meios necessários para que nunca mais viessem a se desviar da Sua presença, ou a ficarem sujeitos às maldições contidas na Lei de Moisés, porque faria uma Nova Aliança com eles, através da qual purificaria os seus corações de toda impureza com a água viva do Espírito Santo, e lhes daria um novo coração transformado, porque faria com que seus espíritos fossem renovados pela habitação do Espírito Santo, ou seja, eles seriam regenerados, com o novo nascimento do Espírito, de modo que lhes seria tirado o coração de pedra, e receberiam um coração de carne. Logo, seria por habitação do Espírito no cristão, que eles poderiam andar nos estatutos do Senhor e guardar as Suas ordenanças, conforme se vê nos versos 25 a 27:

"25 Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias, e de todos os vossos ídolos, vos purificarei.

26 Também vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.

27 Ainda porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis as minhas ordenanças, e as observeis."

Se Cristo não morresse na cruz, o Espírito Santo não seria derramado em todas as nações da terra, e além disso não há realmente como se viver de modo agradável a Deus senão pelo viver e pelo andar no Espírito, como o apóstolo Paulo afirma em Gál 5.16-25:

"16 Digo, porém: Andai no Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da carne.

17 Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis.

18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.

19 Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia,

20 a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos,

21 as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus.

Você leu todos os capítulos publicados.

⏰ Última atualização: Jun 22, 2016 ⏰

Adicione esta história à sua Biblioteca e seja notificado quando novos capítulos chegarem!

Ezequiel - ProfeciaOnde histórias criam vida. Descubra agora