Conteúdo - Parte 3

29 0 0
                                    

Josué 16

"1 Saiu depois a sorte dos filhos de José, a qual, partindo do Jordão, na altura de Jericó, junto às águas de Jericó ao oriente, se estende pelo deserto que sobe de Jericó através da região montanhosa até Betel;

2 de Betel vai para Luz, e passa ao termo dos arquitas, até Atarote;

3 desce para o ocidente até o termo dos jafletitas, até o termo de Bete-Horom de baixo, e daí até Gezer, indo terminar no mar.

4 Assim receberam a sua herança os filhos de José, Manassés e Efraim.

5 Ora, fica o termo dos filhos de Efraim, segundo as suas famílias, como se segue: para o oriente o termo da sua herança é Atarote-Adar até Bete-Horom de cima;

6 sai este termo para o ocidente junto a Micmetá ao norte e vira para o oriente até Taanate-Siló, margeando-a a leste de Janoa;

7 desce de Janoa a Atarote e a Naarate, toca em Jericó e termina no Jordão:

8 De Tapua estende-se para o ocidente até o ribeiro de Caná, e vai terminar no mar. Esta é a herança da tribo dos filhos de Efraim, segundo as suas famílias,

9 juntamente com as cidades que se separaram para os filhos de Efraim no meio da herança dos filhos de Manassés, todas as cidades e suas aldeias.

10 E não expulsaram aos cananeus que habitavam em Gezer; mas os cananeus ficaram habitando no meio dos efraimitas até o dia de hoje, e tornaram-se servos, sujeitos ao trabalho forçado." (Js 16.1-10).

Este capítulo e o seguinte se referem à repartição das terras que couberam às tribos de Efraim e Manassés, filhos de José.

Assim como coube a Judá, ser o cabeça das tribos ao Sul, a Efraim caberia ser o cabeça das tribos ao Norte, dando cumprimento à profecia proferida por Jacó pouco antes de morrer.

É destacado neste capítulo que os efraimitas não expulsaram os cananeus que habitavam em Gezer, e que os tornaram seus tributários (v. 10).

Nós vemos aqui o mandado de Deus não tendo sido cumprido, e certamente, isto lhes serviria de laço no futuro, comprometendo a total fidelidade dos israelitas ao Senhor, por não se contaminarem com as práticas idolátricas dos povos de Canaã, e daí ter Deus ordenado o completo extermínio deles.

Tal como sucede com a Igreja de Cristo, que não prevalece completamente sobre as portas do inferno, não porque isto não seja da vontade de Deus e nem por falta de poder para isto, mas pela falta de uma completa fidelidade da Igreja em fazer a Sua vontade.

Muitas das nossas dificuldades não são devidas de modo algum à falta de graça e bondade de Deus para conosco, mas em razão da nossa própria infidelidade em cumprir plenamente a Sua vontade. E isto está ilustrado fartamente na história de Israel.

Aquela era de fato uma Aliança muito diferente da Nova Aliança que temos na dispensação da graça com Cristo, mas podemos aprender em figura muitas realidades espirituais, a partir do modo como Deus se aliançou com Israel no antigo pacto, celebrado com eles pela mediação de Moisés.

Para propósitos preventivos de uma apostasia completa dos israelitas, lhes foi ordenado que não se contaminassem com as práticas idolátricas dos cananeus.

Isto seria completamente impossível, caso os israelitas se aliançassem com eles como nação. Daí Deus ter ordenado que a terra fosse desocupada completamente da presença dos cananeus para que não houvesse o risco de Israel abandonar os mandamentos do Senhor, para se entregar às práticas abomináveis das nações que ocupavam o território de Canaã.

Você leu todos os capítulos publicados.

⏰ Última atualização: Jun 22, 2016 ⏰

Adicione esta história à sua Biblioteca e seja notificado quando novos capítulos chegarem!

Josué - BíbliaOnde histórias criam vida. Descubra agora