A perturbação

240 7 3
                                    

Ela me perturba.Eu reconheço isso:ela me perturba.Mas não deveria.Não podia.Eu sou o médico.A faca e o queijo,isto é,o bisturi e o bloco de receitas,ambos estão na minha mão.O caso deveria ser simples,relativamente simples.
Lívia é esquizofrênica.Ela é esquizofrênica.
Estou me repetindo para tentar me convencer do meu próprio diagnóstico? Não é verdade nem necessário.Acontece que quando eu fico perturbado acabo repetindo uma palavra ou outra,às vezes até uma frase ou outra.
Essa repetição é mero resquício de um problema da adolescência.Durante aquela fase complicada para todo mundo eu gaguejava um pouco,mas depois o problema se curou sozinho.
Como médico,não podia passar insegurança aos pacientes ou a seus parentes.Devo ter decidido que não seria mais gago,ou então a gagueira decidiu que não iria mais me incomodar,não importa.
Mas ela -- Lívia,não é a gagueira é Lívia  -- Ela me incomoda.Então volta esse tique remanescente,essa repetição de frases muito de vez em quando.É apenas um tique,não tenho dúvida sobre o diagnóstico de Lívia.
Minha dúvida é sobre como tratá-la.A esquizofrenia se manifesta sob muitas formas e portanto pode ser tratada de várias maneiras.Essa dúvida é uma dúvida clínica normal,também não é isso que me perturba.
Então,qual é o problema? Por que ela me perturba? Boa pergunta.Boa pergunta.Não é o diagnóstico que perturba,nem as alternativas possíveis para o tratamento,mas a história que ela conta.Ela conta,como se fosse realmente a sua própria vida,uma boa história:uma história altamente elaborada que sugere refinada pesquisa e igualmente sofisticada arrumação dos elementos pesquisados.
Como alguns esquizofrênicos,minha paciente parece ter um coeficiente de inteligência muito alto,da ordem de cento e oitenta pontos -- você sabe, acima de cento e trinta já encontramos uma inteligência superior,assim como abaixo dos setenta encontramos uma inteligência inferior,isto é,praticamente a debilidade mental.A escolaridade dela,no entanto,é nitidamente precária.Seus estímulos familiares devem ter sido frágeis,embora ainda me faltem elementos mínimos para reconstituir sua vida familiar.Faltam-me inclusive documentos de identificação,como carteira de identidade ou certidão de nascimento: Lívia ou não os trouxe ou nem os tinha consigo para trazer.
Sei que alguns pesquisadores relacionam esquizofrenia com inteligência superior,como se uma coisa levasse à outra ou fosse causa da outra.Mas no meu parco entender essa inferência se mostra deveras apressada.Tantos matemáticos,tantos artistas demonstraram inteligência muito acima da média e nem por isso foram internados como esquizofrênicos. Também não vale afirmar que eles seriam esquizofrênicos disfarçados.
   Salvo melhor juízo,a esquizofrenia,termo que vem do grego "alma fendida",é uma doença mental devastadora que impossibilita o mínimo desempenho social,logo,o mínimo convívio social.Ninguém pode conviver bem ou sequer fingir que convive bem com a sensação,pior ,a certeza de que é dois,ou de que há vários dentro de si mesmo.
Há autores que dizem o contrário? É verdade,existem aqueles que não concordam com o que nós psiquiatras defendemos.
Mas não os respeito muito,de qualquer forma.Respeito a minha experiência,respeito os meus mestres,respeito o que vejo.
Os esquizofrênicos são devastados moral e afetivamente por sua doença, ponto.Não é exatamente o caso de Lívia?
   Muito inteligente e bonita,pode-se dizer que muito bonita,pela combinação da cor da pele com os traços finos do rosto,e não pode ter uma vida normal,não pode ter um marido normal,não pode nem ousar pensar em filhos normais.Por isso,inventa o pai e o filho,e por isso está aqui,presa neste mesmo hospital em que moro,presa aqui comigo -- embora eu não me encontre preso de fato,mas apenas atendendo os internos como ela.
  Por que ela está presa,ou melhor,internada?Ora,porque insiste em dizer que seu pai é um escritor famoso e que ele se chama Machado de Assis.
  É verdade que um escritor famoso com esse nome de fato existiu -- mas ele morreu cerca de cem anos atrás.

- Eita, e aí que história é essa de Lívia dizer que o pai dela é o Machado de Assis? E porque ela está esperando ele em um hospital?
Leiam vocês vão descubrir tudo mesmo!
Beijos, fiquem com Deus!

Revisado o livro acima! ❤❤

A Filha Do EscritorOnde histórias criam vida. Descubra agora