Roteiro Completo

1.1K 6 0
                                    

(A peça inicia-se com as luzes apagadas e três alunos escondidos pelo teatro sem que ninguém os veja.)

Aluno 01- Nunca imaginei que iria ser tratado dessa forma, logo aqui!            

Aluno 02- Tudo o que eu queria aqui era uma vida melhor, mas me mandaram voltar.                                                                                                              Aluno 03- Que lugar é esse? Que menospreza o nordestino...   

(Uma voz diz “Isso é Xenofobia”. As luzes se acendem e a cortina abre.)

(Começa com o Nordestino já entrando no ônibus .)

Motorista: Nossa cara, Sampa é muito da hora!

Nordestino- *Sorri e aparenta ansioso.
(No início da viagem, o narrador nos diz um pouco da história do nordestino/Ainda está sendo definida.)

(A viagem de ônibus é longa, durante o caminho o nordestino se abana com a mão, demonstrando calor e tédio, o pneu fura tanto o nordestino quanto o motorista saem do ônibus, mas após o concerto retomam a viagem.)
Ao chegar ao destino:

Nordestino:* Tira o chapéu e acena para o motorista.

Motorista: *Retribui o aceno e sai de cena junto com o objeto de cena.

Nordestino- *Fica observando tudo com admiração segurando seus pertences.

(Até que alguém/Pessoa 01 passa por ele, fazendo com que derrube suas coisas)

Pessoa 01: *Olha para ele, mas segue e sai de cena.

Nordestino:* Se ajoelha enquanto recolhe seus pertences, ao olhar para sua carteira de trabalho a levanta com admiração.

(A cortina fecha, e o cenário muda. Há três mesas distintas, cada uma com uma pessoa atrás, sentada. A primeira mesa está escrito: CONTADOR, a segunda: VENDEDOR e a terceira: PEDREIRO.)

Nordestino: * Caminha até a primeira mesa, e entrega seu currículo ao contratante.

Contratante 01:* Olha para o nordestino de cima a baixo, faz sinal de negativo com a mão, e entrega o currículo novamente.

Nordestino: *Caminha até a segunda mesa, mas antes que se aproxime...

Contratante 02:* Vira a placa que antes estava escrito “aberto” para “fechado”

Nordestino:* Caminha novamente para terceira mesa sem esperanças.

Contratante 03: * Ao nordestino chegar, sem pensar duas vezes, entrega uma enxada para ele.

(A cortina fecha, e ao abrir está o nordestino e o haitiano trabalhando com uma enxada e pá.)

Nordestino: *Trabalha com o rosto cansado, e para por algum tempo para secar o suor.

Haitiano:*Continua trabalhando com um sorriso no rosto.

Nordestino:* Larga a enxada no chão, se ajoelha e cai no choro.

Haitiano: * Ao perceber que o nordestino está chorando, vai até ele, e ajuda a levantar.

Nordestino: * O mesmo abraça o
Haitiano e dá um pequeno sorriso forçado. Sai de cena.

Haitiano: * Continua trabalhando feliz. Olha para o relógio indicando que já é tarde. Ele larga a pá, pega um pequeno travesseiro e se deita no chão.

(Enquanto dorme, o narrador contará a breve história do Haitiano até aquele momento /ainda será definida.)

(Ao passar algum tempo dormindo o despertador toca.)

Haitiano:* Levanta, guarda o travesseiro e retoma o trabalho.

(Depois de um tempo aparece o chefe do haitiano.)

Chefe:*Entrega uma carta de demissão para o haitiano, e depois algumas moedas.

Haitiano :*Muda sua expressão de felicidade para de tristeza. Ajoelha-se, e implora para o chefe.

Chefe: * Não tem reação e sai de cena.

Haitiano: *Ainda triste, passa a mão na barriga como se indicasse que está com fome. Enquanto pessoas passam, o mesmo pede esmola.

(São poucas as pessoas que dão alguma moeda. Dentre as pessoas que passam, uma delas é aquela que esbarrou no nordestino (Pessoa 01).)

Pessoa 01: Você nem deveria estar aqui. Volta para seu país!

Haitiano: *O Haitiano olha surpreso e com o olhar perdido. E desiste de pedir ajuda.

(A muçulmana passa e se ajoelha ao lado do haitiano, abre sua mochila e retira o lanche.)

Haitiano: * Pega o lanche oferecido, faz sinal de gratidão, levanta e sai de cena.

Muçulmana:* Caminha enquanto admira a cidade, ao lado de uma pequena multidão. A mesma retira a bolsa das costas e a deixa no chão para observar a cidade melhor.

(Enquanto isso o narrador contará a história da mesma até o momento/ ainda será definida. )

(A pequena multidão (dentre elas a Pessoa 01), passa a observar e apontar para a muçulmana, que ainda não percebeu a movimentação. Uma das pessoas do grupo chama um guarda que estava passando por lá, apontando para a garota e sua mochila).

Guarda: * Vai até a muçulmana e faz com que se ajoelhe, e prende suas mãos com as algemas.

Muçulmana:* Tenta se explicar, mas o guarda e a multidão não permitem.

Guarda:* Faz sinal para que todos se afastem da mochila.

(Todos se afastam e se jogam ao chão, como se estivessem se protegendo de uma bomba ou algo semelhante.)

Guarda:* Abre cuidadosamente a bolsa. Ao ver o que tem dentro se surpreende. O mesmo retira livros de química, ciências e história. Levanta e tira as algemas da muçulmana. –sai de cena.

A multidão levanta e se ajeita, ao passar pela muçulmana que está no chão chorando, olham de forma enojada, até que uma das pessoas para, e diz:

Pessoa 02: Aqui não é o seu lugar. Volte para seu país. – Sai de cena.

(Muçulmana continua chorando. A cortina fecha, e ao abrir o cenário é um aeroporto. Muçulmana e a Pessoa 01 estão em uma fila, prontas para embarcar.)

Muçulmana: *Fica olhando pensativa para seu passaporte. Até que muda totalmente a expressão, a mesma havia desistido de ir embora. Caminha um pouco, mas retorna. Toca no ombro da Pessoa 01 e diz- Boa sorte. Depois saí de cena.

Pessoa 01: Olha admirada para a muçulmana, mas depois continua com a expressão séria.

( Enquanto isso o narrador contará a breve história sobre a Pessoa 01 até aquele momento/ainda será definida.)

(A cortina fecha novamente, e ao abrir mostra a “Pessoa 01” chegando aos EUA, lá há um pequeno grupo de pessoas a esperando.)

Pessoa 01: *Acena para o pequeno grupo de americanos.

(O grupo não retribui o aceno, e todos agora fazem sinal de negativo com a mão enquanto caminham na direção da Pessoa 01)

Pessoa 01: * A mesma assustada, caminha para trás junto à multidão. Embora ela tropeça e cai.

(Cortinas fecham)

Neste momento há um pequeno relato em áudio de um haitiano. Como por exemplo: “O QUE VOCÊ ACHA SOBRE A XENOFOBIA NO BRASIL? O mais triste é as pessoas gostarem tanto desse país, e ele nos tratarem dessa forma.

As cortinas abrem novamente, e o elenco agradece.

Xenofobia Onde histórias criam vida. Descubra agora