Era uma vez um menino chamado Joãozinho que vivia com sua mãe viúva. A região que moravam estava passando por grande dificuldade. Muitos já passavam fome, inclusive ele e sua mãe. Até que sua mãe resolve vender o único bem que eles tinham: uma vaquinha. Ela mandou que ele levasse a vaquinha para vender numa feira de comércio.
No caminho Joãozinho encontrou seu vizinho fazendeiro, que lhe contou todas as perdas que tivera nesse período de fome. E Joãozinho movido pela compaixão doou sua vaquinha para o fazendeiro. Voltando para casa ficou pensativo. Sabia que sua atitude havia sido boa, mas também sabia que estava de mãos vazias. O que diria para sua mãe?
E foi nesse momento que um homem veio conversar com ele. Esse homem era conhecido na região como profeta do Grande Deus. Sua mãe sempre lhe falava desse Grande Deus. A viúva era uma mulher de fé e sempre era encontrada orando de joelhos. Conversaram e depois de saber o que acontecera com Joãozinho o profeta pegou cinco feijões do bolso e deu a ele.
– Mas, o que posso fazer com cinco feijões? – Perguntou Joãozinho sem entender.
– Leve até sua mãe e ela saberá o que fazer. – Respondeu o profeta.
Joãozinho chegou a sua casa e contou à sua mãe tudo que acontecera. E a viúva com muita fé plantou os feijões. Comeram a sua última refeição oraram e foram dormir.
No dia seguinte havia no quintal um enorme pé de feijão que ia até as nuvens. Ficaram assustados no início, mas sua mãe entendeu que era resposta de Deus. E Joãozinho movido pela coragem escalou o pé de feijão e chegou até o céu.
Lá encontrou um Gigante, o Grande Deus. O menino havia escutado durante a infância muitas histórias sobre esse Gigante. Dessas histórias surgiram várias versões e mitos. Um deles era que esse Gigante era muito bravo e cruel. Porém, não foi isso que ele viu. Ele encontrou um Gigante gentil e amoroso que morava num castelo enorme, o mais lindo que vira na vida.
O Grande Deus lhe mostrou todo o seu reino e lhe serviu um banquete ao som da harpa. Louvores e mais louvores se espalhavam pelo ar. Vendo toda aquela fartura Joãozinho lembrou-se de sua mãe e ficou entristecido. O Grande Deus percebeu e perguntou o motivo. E Joãozinho desabafou.
O Grande Deus comovido com sua história lhe deu um presente. Uma galinha que botava ovos de ouro e disse que Joãozinho sempre poderia visitá-lo e trazer sua mãe.
E assim o menino voltou alegre para casa. Nunca mais passou fome e tinha sempre livre acesso ao Castelo do Gigante que se tornou um Grande Amigo.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Joãozinho e o Gigante
Short StoryEstamos em um mês especial porque homenageamos pessoas especiais. E são essas pessoinhas que fazem o nosso mundo mais colorido. Sim. As crianças! E claro que um adulto com coração de criança também conta. Este conto é uma releitura do clássico Joãoz...