Esta publicação, não tem a intenção de ensinar os pastores, em relação ao seu procedimento e postura ético eclesiásticos, até porque eles estudaram para isso, eles vivem disso, eles falam e pregam sobre isso, eles ensinam isso, então, eles sabem muito bem com quem está lhe dando, eles sabem muito bem, o conflito e o grande Conflito Cósmicos, eles sabem muito bem, quem são os personagem envolvidos, eles sabem muitos bem, as consequencias e resultados de ambos os lados. Então esse líderes sabem quase tudo sobre a situação que os envolvem, nada é novo em relação os estragos causados para aqueles que comete deslize...Então a intenção não é ensiná-los, mas advertí-los de algo que ele já sabem.
Nao devemos esquecer que apesar de líder, sao seres humanos, com falhas, pecados e limitações, fraquezas, tem o lado aprovetável, que são as qualidades e dons, autorgado por Deus para benefícios e avanços da Sua Amada Igreja.
O problema é que os pastores erram, e, erram feio mesmo, não pelo tamanho do ato, não pelo tamanho do escorregão, não pelo tamanho do deslizes, mas, porque ele é visto pela comunidade que lidera como líder e exemplo, e, logo, quando o mal está instaurado, vem a publicidade do diabo - " o pastor cometeu isso"! outros responde: " o pastor, logo o pastor, quem diria? E como os líderes e não só pastores, tem alguns oponentes, há uma satãnica alegria, pela queda de um homem de Deus. Lembrando que Jesus disse em Mateus 18:7 o seguinte:
- É inevitável, por onde venha o escandâlo[deslize], mas ai daquele por onde vem o escandâlo. Essa vertente relatada em Jesus, tem um toque e um aviso especial de cuidado e tolerância para aqueles que erram. "inevitável" sabe líderes e pastores, ponderei muito nessa palavra, isso meditando profundamente, bateu uma tristeza de alma e de espírito, (como estou falando para líderes e pastores, então entendam muito bem o sentido da frase - alma e espírito como diz o jargão popular), essa palavra inevitável, isso significa que muitas vítimas e escarnecedores, mais cedo ou mais tarde virá á tona. O interessante que após o relato dessa advertência no livro de Mateus 18, a próxima história é a palavra da ovelha perdida - e os pastores só tem esse nome, porque lidam com o ovelha e de todos os tipos. Esse mesmo relatos registrados em Lucas 17, logo em seguida fala da quantidade de perdão que devemos oferecer ao irmão infrator e reicidente e foi por isso, que os díscipulos disseram; 'aumenta-nos a fé'! E na narrativa de Marcos 9 sobre o mesmo tema, há ausência explicita da palavra escandalos, mas ele esquadrinhas as partes do corpo na questão do erros, deslizes e escandalos. Vai lá pastor, confere o que está sendo escrito aqui, pega o espírito dos bereanos.
Ponderando nisso, aproprio-me de outro verso de advertência, e bem conhecido e pregado não no meio acadêmico científico, mas no meio eclesiásticos;
"Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia" I corinitos 10:12 , isso nada mais é que o aviso da seguinte ordem - Humildade, prudência, vigilancia
Cheguei a conclusão que as quedas e os delizes dos líderes e pastores, não é tentação, em seu gênero, grau e intensidade, e sim, na ausência de humildade associada a não vigilância com o pecado,(ao ingnorar e brincar), e pasme, não é por falta de aviso, claro que há outros elementos que envolve a situação, mas essa duas premissa, evitaria muitas coisas, um exemplo clássico desse fato é a história de um líder, ele era um juiz de Israel, forte como nenhum outro, mais fraco de humildade - Sansão . adiante dou uma pincelada nessa minha conclusão.
Mas esse livro tem um referência de personagem que dar embassamento do título desse livro - Davi é um personagem que errou, sendo pastor, líder, rei, errou e errou feio, como diz o adágio popular, viajou na maionese. A queda do mais alto, é sempre a pior, pois, é visto por muitos, isso causa alegria em alguns e tristezas em outros.
Refiro a Davi, não sabemos quantos deslizes cometeu Davi, mas o que se revela é grotesco o seu erro, Davi tinha dois locais preferidos que ele tinha prazer de ficar: um era na frente da batalha, guerreando, lutando, desbravando, contemplando a vitória de perto, trazendo os despojos. E quando ele estava refugiado ( ver o local onde seria hoje) com os Filiteus, ele Davi quando voltava desse encontros o rei de ziclage, 9ver o verso para comparar o nome)perguntava, de onde veio hoje Davi, então ele respondia, vir de tal e em tal lugar, Davi respondia com satisfação, dos locais prefridos dele. Se um lugar preferido de Davi era a Guerra, então pastores, onde você acha que era o outro lugar prefirido de Davi...Pois, um outro local, era na Camara de Oração dos aposentos dos palácios ou nos campos 'verdejantes". E pastores não sei o tamanho da sua correria, se você é um distrital ou dapartamental ou está sozinho numa missão além terra ou além mar, você deve ter esses dois cantinho ou essas duas rotas - uma da devoção e a outra do dever, qualquer alteração é suicídio individual e coletivo, porque quando se trata desse assuntos eternos, pode acontecer a síndrome da 'terça parte da estrelas' o pecado dificilmente causa consequencia em uma só pessoa, muitos são influenciados...já vimos não uma ou duas vezes esse tipo de filme!