Nos encontramos em 14 de novembro de 2016, na fria cidade de International Falls, Minnesota. Um homem com o cabelo ruivo e rosto barbeado, alto por ter cerca de 1,97 de altura e uma cara fechada para qualquer ocasião, ouvia uma voz feminina da rádio que afirmava uma temperatura na marca dos °C, enquanto preparava o seu café na cozinha padronizada com a cor branca. Após digerir o alimento da manhã de forma rápida e ignorante, o homem, chamado Vic Sage, colocou uma camisa social salmão e a tapou com um sobretudo acompanhado de um chapéu, ambos com a cor laranja. Ao finalizar, pôs em si mesmo a pseudoderme, uma pele artificial que faz desaparecer o rosto do hospedeiro, e utilizou o gás binário para alterar a cor de seu cabelo, passando de ruivo para preto, e de suas roupas, alterando o laranja para azul. Vic pegou o distintivo de detetive em cima da gaveta na sala e saiu de seu humilde apartamento.
Chegando no local para iniciar o trabalho, Vic Sage teve que lidar com mais um de seus milhares casos investigativos, mas não usando seu nome verdadeiro e sim Questão, seu codinome. No caso, um policial relatou para ele que os vizinhos ouviram a principal suspeita e o indivíduo discutirem por duas horas, era um casal, até que ocorreu o disparo de uma arma depois de poucos minutos. O policial também confirmou ser um crime passional.
-É, percebi. Veja quanta paixão na parede. - ironizou Vic Sage, se referindo as marcas de sangue pelos cantos da moradia.
A seguir, o Questão, como é conhecido por todos na cidade, se abaixou e visualizou papéis desenhados por uma criança que estavam espalhados pelo chão.
-O garoto viu tudo? - perguntou Questão.
-O quê? Não acredito. Sempre fazendo essas perguntas. Quem se importa? O cara morreu, morto pela mulher e pronto. O resto não nos interessa! - respondeu o policial que lhe auxiliava.
Antes de todos irem embora, subiu correndo pelas escadas da casa um ser baixinho de smoking. Mas não era algum qualquer, o ser que citei não era um humano e sim uma criatura que se assemelha a mistura de esquilo com tâmia. Ele olhou para todos os lados do cômodo e, após encontrar o Questão, passou a se informar:
-Detetive Questão? Creio que sim, porque você não tem face. Sou o novato detetive Ch'p.
Vic Sage não falou nada, apenas ficou observando os detalhes físicos daquela excêntrica criatura, simplesmente espantado e perplexo. Mas ninguém conseguiria ver a perplexidade estampada no rosto do detetive já que a pseudoderme impossibilita isso.
-Bom, carinha, peço desculpas por interromper assim. É que estou no ramo há 20 minutos e já me jogam aqui. Por mim, eu estaria jogando Far Cry Primal no PS4 neste exato momento. - continuou falando o "esquilo".
-Sabe, Chip, quis perguntar uma coisa quando nos falamos por telefone...
-Então manda.
-Porque aqui? - interrogou diretamente Questão, deixando Ch'p um pouco confuso.
-Não entendi essa pergunta.
-Todo esse esforço para ser transferido de planeta. A Liga da Justiça lhe ajudando como se fosse um bebê, além do pedido de Hal Jordan para eu ajudá-lo a facilitar a transição de um ambiente para outro que você fez. É a primeira pergunta que me ocorreu.
-Sério que você não sabe os motivos? Nem que sofro com transtorno de ansiedade generalizada? Bom, o emprego de detetive me mantém ocupado e longe de novas crises, decidi isso depois que descobri ser muito talentoso nessa área. Mas outras razões são a busca por justiça e obsessiva motivação pela curiosidade, igual você, ou as mesma razões que tinha antes de decidir parar.
-Não é bem o que perguntei, já que deve existir o cargo de detetive de onde veio. Você brigou para ser mandado para cá em meio a tantos planetas. Nunca tinha visto alguém fazer isso sem motivos.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Insight
Science FictionCh'p é um detetive novato que veio de outro planeta e se parece com a mistura de um esquilo com uma tâmia. Corajoso, cínico e ansioso para mostrar serviço, o recém-promovido tem como missão solucionar assassinatos e outros crimes brutais ambientados...