Gonzalito

5 1 0
                                    

Em seus longos anos de reclusão, Gonzalito nunca havia ficado alheio as disputas internas do Secretariado ou deixado de observado o mundo de observar o mundo exterior. A sua maneira era bem mais entendido desse mundo do que aqueles que nele viviam uma vez que o observava a distancia, sem paixões, o que lhe permitia ter uma visão analítica da RMP e das nações vizinhas.

Ao contrário do que muitos imaginavam, O Secretariado não era o único instrumento de controle na RMP. Se assim o fosse a Revolução quando muito teria chegado a meia década. 

Mariátegui tinha, desde sempre, a seu dispor os serviços da TROIKA, a polícia secreta comandada por seu filho Rubén, cuja existência era de conhecimento apenas de seus membros. Eram os relatórios produzidos pela TROIKA que havia permitido que permanecesse por tanto tempo com controle sobre a RMP. 

Agentes da TROIKA haviam detectado oscilações políticas em países que afetavam diretamente os interesses da RMP, como o Brasil, a Amazônia e a República dos Pampas Gaúchos. 

Em muitos momentos sentia – se satisfeito com o mundo que, segundo ele próprio, construíra. Não havia sido fácil, mas havia conquistado um patamar entre os seus pares que poderia facilmente ser investigado por líderes do porte de Lenin, Stálin, Mao e Fidel. Poderia, se ele não tivesse a clara vantagem de estar vivo e o mesmo não podia se afirmar dessas figuras que, francamente, haviam fracassado em implantar o socialismo de forma permanente em seus países, e eram apenas figuras qye figuravam nos rodapés das páginas de História.

Mariátegui tinha plena consciência do papel dos Álvarez para a implantação da RMP, assim como tinha sabia que a construção do socialismo era, para está família, apenas um caminho para alcançar um poder unilateral.

Com 95 anos de idade, permitia se estar cansado dos Álvarez. Qualquer evento importante que sua memória viesse a buscar, lá estavam eles: tentando manipular, tecendo armadilhas, promovendo intrigas. 

Percebia, agora, claramente que nunca antes eles haviam estado tão perto de alcançar o que sempre almejaram. 

Fracos, dois filhos fracos podiam levar ao fim um legado que gerações haviam lutado para construir. 

Enquanto caminhava silenciosamente para seu Bunker, o velho líder anotava mentalmente possibilidades de ações futuras. Não havia escapado de seu olhar arguto, a contrariedade de Juan Alvarez à sua presença no Secretariado

Você leu todos os capítulos publicados.

⏰ Última atualização: Nov 20, 2016 ⏰

Adicione esta história à sua Biblioteca e seja notificado quando novos capítulos chegarem!

Caminho iluminadoOnde histórias criam vida. Descubra agora