Capítulo 1

1.4K 133 172
                                    




"No reino dos fins, tudo tem ou um preço ou uma dignidade."

Immanuel Kant


* * *


Seis mil, quinhentos e sessenta e três euros. Malditos seis mil, quinhentos e sessenta e três euros!

— Seis mil, quinhentos e sessenta e três euros! — cuspo as palavras enquanto jogo uma nota alaranjada sobre a mesa de madeira escura e coberta de marcas de uso.

Essa noite posso muito bem deixar uma gorjeta extra-generosa para a garçonete. Afinal, quando já se está no buraco, uns centímetros mais abaixo não fazem diferença, não é mesmo? Além disso, admito que a ruivinha foi uma visão agradável nessa porcaria de noite. Então, só essa noite sou o Papai Noel, crianças. Aproveitem. 

O baque surdo de uma cadeira contra o chão me alerta que Josua é o primeiro a se levantar. E já começa, capengante como está, a quase impossível tarefa de vestir seu sobretudo preto. Ele começa por enfiar o braço esquerdo num buraco, presumivelmente a entrada de uma das mangas, mas não consegue perceber que o sobretudo está de cabeça para baixo. Diante do estranho caimento e da dificuldade de encaixar seu outro braço na vestimenta, apenas paralisa, observando confuso o incrível quebra-cabeça. 

Não sei exatamente se já estou bêbado. Ainda restam dois dedos de cerveja no meu canecão, mas algo me diz que já tivemos o suficiente.

Bem, o Josua, com certeza.

Michael bate na mesa com força, de supetão, causando um tilintar simultâneo de copos, saleiros e pimenteiros. Acho que todos nós, no bar inteiro, nos voltamos automaticamente na direção da explosão para tentar entender o motivo.

— Dá para você parar de falar do seu maldito divórcio?! Ninguém aguenta mais você e sua porcaria de divórcio! — sibila com a voz arrastada e cheia de saliva. Seus braços estão esparramados sobre a mesa como se estivesse prestes a deitar nela e tirar uma soneca. E, embora seus olhos irados e vermelhos fitem o Josua, não há dúvida a quem se dirige.

A mim.

Josua ergue as mãos num gesto de paz, uma delas arrastando consigo o sobretudo, mas antes que se pronuncie, levanto, derrubando a cadeira atrás de mim também.

— Não me custou só os seis mil, quinhentos e sessenta e três euros! Custou a minha vida, você entende?! — grito e sinto um impulso enorme de chutar alguma coisa... ou alguém. Gesticulo veementemente e percebo que praticamente soco o ar enquanto continuo meu espetáculo, embora minha intenção fosse apenas apontar e destacar cada palavra. — Ela me levou tudo. Tudo!

Minha voz soa mais embargada do que irada ao final da frase, e não entendo o porquê de não conseguir conter as lágrimas e os soluços que partem de mim subitamente. O choro surge tão sem alerta, como se na ausência de sinapses e caminhos neurais válidos, ele simplesmente os tivesse saltado, ido direto do coração para os olhos, sem o crivo do raciocínio. Normalmente, eu o teria expulsado com racionalizações e justificativas, com ira e uma dose adequada de orgulho e amor-próprio.

Mas, não. Estou definitivamente no fundo do poço. Porque agora estou chorando—minto, estou soluçando com bastante exagero—e ainda por cima em público.

E a única coisa que consigo pensar como solução para o meu problema é que eu provavelmente devia colocar mais uma nota de cinquenta pra garçonete.

Vejo como Michi e Josua se entreolham e a seguir olham para mim e fazem a única coisa que bons amigos com dois por mil de álcool no sangue poderiam fazer nesse momento:

Desatam a gargalhar.

Malditos, todos malditos!

Lucy, principalmente.

Eu a amaldiçoo mentalmente enquanto despenco novamente em uma das cadeiras livres e descanso a testa sobre a mesa. Estou tão cansado. Quebrado, em todos os sentidos. E mesmo que não houvesse uma gota de álcool no meu sangue estou certo de que ainda estaria sentindo essa dor profunda, as agulhas por todo o meu corpo e a sensação de estar boiando na correnteza rumo à quebra da cascata, incapaz de parar.

Quando levanto novamente o rosto, vejo meus dois melhores amigos de pé abraçados de lado, pelos ombros, diante de mim. Praticamente se penduram um no outro e suas risadas já estão relativamente sob controle. Mas, quando seus olhos me focalizam, tudo retorna pois constatam a nota de cinquenta euros grudada na minha testa. E bebi ao menos o suficiente para achar isso hilário também.

As lágrimas vieram para todos. De tanto rir.


É, acho que sobreviveremos.


É, acho que sobreviveremos

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.




* * *

Continua: Domingo, 4 de dezembro

Begin Again [Projeto RED]Onde histórias criam vida. Descubra agora