... Há mais de 84 anos, ele repetia continuamente o mesmo movimento, tudo tão perfeito e sincronizado, quanto o próximo passo da bailarina que um dia Maria, sonhara ser. Escravizado, trabalhava 24 horas por dia sem ganhar um tostão, pelo trabalho repetitivo e estressante. Talvez pelo fato da máquina precisar dos seus empurrões para manter-se funcionando, sem ele, ela nada seria. Não serviria, para nada, nem mesmo funcionaria, seria jogada no lixo para se enferrujar, e se acabar....
Os olhos de Maria, se voltaram para a jovem loira que acabava de adentrar o quarto, o anjo sorridente que dia sim, dia não, o presenteava com um buquê de alegrias. A mocinha foi quem o recebeu, quando chegou no hospital, quase sem vida, precisando ser atendida com urgência. Para Maria era o fim, para a amiga e enfermeira, Suzien, ainda nem tinha começado. No fim de tudo, as duas estavam erradas. Não era um fim, tampouco era um começo, era um ponto. Um ponto parágrafo, marcando o início de uma nova etapa, uma etapa de ensinar e aprender, um ponto parágrafo, antes do ponto final.
Suzien cruzou o quarto em direção a escrivaninha, onde depositou a bandeja, enfeitada com o mais belo café da manhã. Sentou-se no chão em meio aos travesseiros e os ursos de pelúcia, que faziam companhia a Maria.
— Bom dia, dona Maria, como você está ? — Disse Suzien, com um sorriso de orelha a orelha no rosto, sua marca registrada.
— Bem melhor que no dia que vim parar aqui. Agora com essa delícia de pão italiano, acho que ganhei meu dia. — Brinca Maria, Enquanto devora o pão, com todo cuidado para não cair farelos pela cama.
“ Uma idosa, com coração de criança. ” Pensou Suzien, enquanto um sorriso se transformava em seu rosto. Imagens da sua infância invadiram sua cabeça. Certa vez, quando tinha 12 anos, a mãe decidiu levá-la para conhecer seu trabalho. Trabalhava em um terreno de veraneio, meio maltrado pelo tempo.
“ Uma casa sem vida, o cenário perfeito para um filme de terror.” Foi o que Suzien pensou ao ver os portões do sítio.
O florescer das flores do jardim, água limpa na piscina, risos felizes, cantoria, o dominó batendo na mesa, a brisa sobre seu rosto, felicidade, foi o que Suzien, viu, ouviu e sentiu ao atravessar os portões.
“ Parecem crianças.” Pensou Suzien, ao ver, os membros da terceira idade se divertido como nunca, tinha até gente brincando de pega-pega.
— Eles parecem felizes. — Comentou Suzien.
— É apenas uma descontração, todos eles foram abandonados aqui por ter uma vida rabugenta e solitária, sem ninguém. Certa vez, sua avó me disse, que quando envelhecemos voltamos a ser um bebê, talvez seja esse o verdadeiro motivo de todos eles estarem aqui, um bebê não pode cuidar de sí mesmo.
No começo Suzien não entedeu nada, mas a medida que as horas iam passando, as coisas começavam a fazer sentido. Ajudava a mãe a trocar as fraldas, dar banho, servir o almoço e outros. No fim do expediente, enquanto as duas voltavam para casa imersas em seus próprios cansaços, Suzien disse:
— É isso, mamãe.
— Isso o quê ?
— Isso que eu quero ser quando crescer.
Uma lágrima rebelde escorreu o olho esquerdo de Suzien, desmanchando-se em um imenso sorriso, não sorria apenas de rosto, mas de corpo inteiro. A mãe agora estava dormindo, dormindo um sono infinito, do qual não poderia acordar, seu coração tinha se cansado de trabalhar, quando o coração cansa de trabalhar a vida acaba.
Suzien despertou, quando ouviu a voz de Maria:
— Suzien, quando vou poder sair daqui ?
— Se os exames forem bem, logo você ira embora, dona Mar...
— Querida, eu pareço tão velha assim ?
— Não.
— Então, pra você eu sou apenas Maria, por favor nada de Dona. Afinal, somos amigas não somos ?
— Sim, somos. — Diz Suzien contagiando a Maria com seu Sorriso.
★★ ★★ ★★ ★★ ★★ ★★
Oi povo lindo, sou de marte e vim até aqui, agradecer você ai do outro lado da tela que chegou até aqui, e me deu uma estrelinha, você que me adora e conquistou meu coração. Por falar em coração, como está o coração de VCS hoje ? Quem ta apaixonado ai ?
Como vocês puderam ver essa história é sobre as coisas que acontecem no coração, por isso todo vez vou começar o capítulo falando dele, assim como fiz nesse. Vocês conquistaram meu coração, estrelas da minha vida.
Solra um pontinho aêh.
Beijoca.
VOCÊ ESTÁ LENDO
História do Coração.
Random☆" Todo coração tem uma história para contar." ☆ ★ " O coração um dia se cansa de tudo isso, e quando acontece a vida acaba."★ ☆ " Meu coração está morto, mas ele insiste em continuar batendo." ☆