Nada é de graça. Para conseguirmos algo que queremos, precisamos abrir mão de outra coisa que gostamos. No nosso dia a dia temos que tomar decisões o tempo inteiro. Se queremos estudar 1 hora de um assunto, temos que abrir mão dessa 1 hora fazendo outra coisa. Se queremos casar, temos que abrir mão de estar solteiro. Se queremos emagrecer, temos que abrir mão dos fast foods e por aí vai. Isto é trade off.
Trade off, trade-off ou tradeoff é uma expressão que define uma situação em que há conflito de escolha. Ocorre quando se abre mão de algum bem ou serviço distinto para se obter outro bem ou serviço distinto.
Quando se opta por realizar uma viagem de lazer, abre-se mão de investir aquele dinheiro, quando se opta por investir, abre-se mão da viagem. Quando você opta por jogar futebol em um determinado horário, automaticamente você renunciou a um período equivalente praticando outro esporte, ou lendo um livro, ou assistindo televisão, ou passeando com seus filhos, ou mesmo dormindo.
Trade off é uma decisão entre custos e benefícios. O ato de escolher uma coisa em detrimento de outra.
A escolha é uma, mas os bens renunciados tendem ao infinito. "Não, você não pode ter tudo." – Mark Manson.
É impossível ter tudo! Se você quiser se dedicar ao hobby de andar de bicicleta, nesse tempo, necessariamente, você deixará de ler um livro, por exemplo. E como as alternativas para alocarmos nosso tempo são infinitas, simplesmente nos sentimos paralisados e não conseguimos tomar uma decisão final sobre uma determinada alocação (de tempo, de dinheiro, etc.).
Nas circunstâncias em que uma pessoa precisa escolher uma dentre duas ou mais opções conflitantes, ela elenca as vantagens de cada uma das opções e escolhe aquela que se apresenta como a melhor, sempre comparando o ganho inerente à opção escolhida com a recompensa ou ganho que receberia pela escolha da segunda melhor opção. Isso também pode ser chamado de custo de oportunidade.
"Custo de oportunidade é a relação básica entre a escassez e a escolha." – James M. Buchanan
A expressão "custo de oportunidade" é utilizada com frequência no mundo dos negócios, mas também no cotidiano das pessoas. Mas o que é custo de oportunidade?
Custo de oportunidade é um benefício renunciado com uma escolha.
Ao entender que você não pode tudo, reconhecendo a existência do custo de oportunidade e do trade off, e reconhecendo as consequências de cada escolha, você terá melhores condições de vencer a angústia diante das decisões.
E, entendendo os trade offs da vida e o custo de oportunidade de cada escolha, perceberá o quão escasso é o nosso tempo, por exemplo, e verá que ter hábitos improdutivos (como vasculhar a vida alheia nas mídias sociais) tomam um tempo que poderia ser usado com hábitos mais saudáveis. Na pior das hipóteses, em um aeroporto ou na sala de espera de um consultório, você poderia estudar outra língua ou ler um livro por exemplo.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Trade off: cada escolha uma renúncia
Non-FictionPara conseguirmos algo que queremos, precisamos abrir mão de outra coisa que gostamos. No nosso dia a dia temos que tomar decisões o tempo inteiro.