introduction

2.3K 287 63
                                    

Hey hey! Como vocês estão?

Vou usar esse capítulo da introdução para explicar um pouco mais sobre a sinestesia, que será o assunto principal da fanfic.

A sinestesia não é uma doença, já que não afeta a saúde física e social do indivíduo. É uma diferença neurológica herdada geneticamente. Essa característica pode desencadear a percepção de dois eventos sensoriais (tato, visão, paladar, audição e olfato) ao mesmo tempo.

A sinestesia é involuntária, ou seja, a pessoa geralmente não consegue bloquear a percepção simultânea dos sentidos, não existe um "botão on/off".

A maioria das pessoas nascidas com sinestesia não é diagnosticada, portanto trata-se de um distúrbio raramente detectado; a maior parte dos sinestetas não busca atendimento médico por achar que as outras pessoas também veem o mundo assim. Na realidade, estima-se que uma a cada 100.000 pessoas seja portadora.

Para descobrir se possui sinestesia, é necessário procurar, primeiramente, um neurologista. Ele fará exames para verificar como estão as funções cerebrais da pessoa, como seus reflexos e sentidos, para descobrir se tem algum problema associado a esses sintomas. Pacientes com esse distúrbio passam nesses exames, pois o cérebro deles não tem problema algum.

O segundo a ser procurado deve ser um oftalmologista. Algumas doenças e problemas oculares também podem causar experiências parecidas com a sinestesia.

Se não der resultado, deve-se procurar um especialista em sinestesia. Depois de descartar as possíveis doenças associadas a esses fenômenos sensoriais e confirmar o quadro de saúde, um profissional especializado, seja ele um neurologista, clínico geral, psiquiatra, psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional ou quiroprata, pode ajudar. O importante é ele ter experiência e conhecimentos aprofundados sobre sinestesia para que possa descobrir se esse é o caso, para poder informar e aconselhar sobre o assunto.

 O importante é ele ter experiência e conhecimentos aprofundados sobre sinestesia para que possa descobrir se esse é o caso, para poder informar e aconselhar sobre o assunto

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Há vários tipos de sinestesia documentados. O tipo que que aparecerá na fanfic é o "som-cor", onde o sinestésico, quando ouve um som, vê uma cor. Exemplo: a pessoa ouve o som de um trem chegando e começa a enxergar formas amarelas. Isso também ocorre com notas musicais, e cada nota representa uma cor, como mostra a mídia do capítulo.

Espero ter conseguido explicar tudo sobre o assunto. Qualquer dúvida podem me perguntar por aqui ou por mensagem (não que eu seja mestre nisso, mas posso tentar ajudar HWHSHWHHE).

beijinhos,
Yasmin

synesthesia || tae+kookOnde histórias criam vida. Descubra agora