O plano

5 0 0
                                    

DIZEM que a chave do sucesso está em saber esperar. Dizem também que quem ri por último, ri melhor. No caso de Conceição, esse riso foi dado em forma de choro, precisamente, no velório do seu, agora, finado marido. Uma doença chamada apoplexia foi a responsável pelo óbito "merecido", dizia ela, do escrivão Meneses. Minha senhora, muito religiosa, sempre agradecia à santa, que lhe tem o nome, por tê-la impedido, acreditava, de fugir comigo, em uma véspera de Natal. A sucessão dos dias parecia confirmar a sua crença de que o Divino tanto a amava que lhe permitiu casar-se com quem vos fala apenas 3 meses depois da pretensa fuga.

Conceição, quando vira a talho de foice, reprimia-me: "o que seria de nós se fôssemos descobertos?! O que seria de minha mãe, do nome da minha família?!" Fato era que estávamos inconscientes de paixão. Conceição já não suportava mais as traições do finado e de fingir-se compreensiva. Contudo, seu pequenino coração somente encontrou algo semelhante à paz depois de encontrarmos o caminho dos jacintos e de eu tê-la prometido tirar-lhe da casa assombrada em que vivia. "Somente por isso o suporto", dizia-me em rabiscos.

Era eu, na época dos disfarces, o escrevente juramentado de Meneses. Em oportunidade de trabalho, fui à casa dos recém-casados duas, ou três vezes, antes de notar em Conceição toda sua candura e, ao mesmo tempo, sua esperteza, coisa que muito admiro em uma mulher. Daí então, não demorou muito, uma de suas escravas começou a entregar-me bilhetes dela toda vez que ia à casa do escrivão. De início, tais bilhetes tratavam-se apenas de perguntas sobre o paradeiro do escrivão durante a noite, depois, seguido de comentários, do arrependimento de ter se casado com o homem e, mais tarde, do porquê de não ter encontrado antes de Menezes um homem honrado como eu. Passamos então a nos encontrar todas as noites nas quais o seu, até então, marido, ia ao prostíbulo e sua mãe adormecia. As únicas que sabiam de nós eram as escravas, até porque, também nos encontrávamos no humilde jardim do logradouro, e eu somente podia entrar saltando o muro com a ajuda das serventes. Mesmo esses encontros no jardim só se iniciaram depois que Conceição exigiu de Meneses uma cópia da chave da porta que dava acesso direto a casa, pois ele sempre levava a chave consigo à noite quando saia, e a futura viúva "nem sequer podia andar pelo jardim", quando, inquieta, não pegasse no sono.

 Entretanto, nossos encontros, que já não se somavam muitos, diminuíram com a chegada de um agregado à pequena família de minha senhora. Conceição havia me proibido de ir vê-la sob quaisquer circunstâncias, tudo por conta do moçoilo, ainda que o marido não estivesse e fosse tarde, pois ela temia que o jovem se apercebesse de algum movimento no jardim da casa ou, um dia, por uma insônia qualquer, desse falta dela em seus aposentos, mesmo sabendo que ele jamais se atreveria a investigá-la em seu leito. Assim sendo, mantivemos contato apenas via escrita, não o mantendo em outra ocasião, senão na de quando ia encontrar o escrivão em sua residência.          

O DIA DA FUGAWhere stories live. Discover now