Autora: Yasmin M. Dias
2º lugar no Concurso Brasil Império - 2º concurso de contos do perfil Ficção Histórica BR
De família de origem inglesa e pobre, Maeve é uma jovem que possuí dons mediúnicos desde sua infância, o que levou seus pais a acharem que ela possuía algum problema de cunho psiquiátrico, já que o espiritismo, apesar de existir na época em que o conto se passa (1864), era tratado com muito preconceito, pois a grande maioria da população era católica fervorosa. Foi só depois de sua vinda para o Brasil e de seu casamento com o falecido marido, Aurélio Brás, é que a moça conseguiu progredir com seus estudos e desenvolver suas capacidades.
Respondendo ao chamado da família Nogueira e Sá, que haviam perdido sua filha, Valeriana, foi investigar o que estaria acontecendo com o espírito da jovem falecida, pois segundo o casal, a filha não havia abandonado a casa depois da morte.
Com uma linguagem simples, clara, concisa e apropriada para contos de cunho histórico, Yasmin conseguiu envolver o leitor desde o início ao fim com o mistério que envolvia a morte da jovem Valeriana, levando-nos a ficar curiosos para saber o porquê a filha dos Nogueira e Sá não estava em paz. Maeve, uma mulher envolta em uma aura mística, misteriosa e peculiar, mostra-se ser uma moça forte e de grandes pensamentos e opiniões, disposta a defender suas crenças e ideais com uma inteligência e refinamento de modos que chama a atenção, logo também somos tocados pelo sofrimento do espírito de Valeriana e sua família, que visam desesperadamente buscar a paz para a menina.
A narrativa, como já dita, é envolvente, guiando o leitor pelo conto com uma maestria que poucos autores possuem. A escolha do tema para o concurso foi inovadora e diferente, sendo um dos contos que mais chamaram a atenção e se destacaram por suas peculiaridades e uma narrativa fina, que nos remete aos contos de Poe. Para os amantes do sobrenatural e terror clássico, Etérea ao Luar é um conto capaz de responder a todas as expectativas do leitor.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Resenhas
Non-FictionResenhas de contos ou livros de ficção histórica escritas pela equipe. NÃO ACEITAMOS PEDIDOS DE RESENHA. Neste livro você encontrará: 1) resenhas dos contos vencedores dos concursos, conforme os prêmios oferecidos 2) outras resenhas eventuais de li...