O alfabeto coreano é formado por bloquinhos (que podem ser denominados sílabas) chamados jamo. Cada bloco do jamo é formado por no mínimo uma consoante e uma vogal, e pode chegar até três, quatro, ou cinco caracteres.
Vamos começar com as vogais. Existem três tipos de vogais. Simples, derivadas e compostas (ou ditongos). Hoje iremos começar com as simples.
Vogais simples
Antes de aprender as vogais vale lembrar que a ordem da escrita coreana é “De cima para baixo, da esquerda pra direita”.
ㅏ - pronúncia: a/á
Primeiro irás fazer o elemento homem, de cima para baixo, e depois o elemento céu, da esquerda para a direita
ㅓ - Pronúncia eo/ó
Aqui você começa pelo traço menor (céu), da esquerda para a direita, e depois o homem, de cima pra baixo.
ㅗ - Pronúncia o/ô
Agora sem usar os elementos do Neo-Confucionismo*. Seguindo a regra escreve-se primeiro de cima para baixo, da esquerda para direita.
ㅜ - Pronúncia- u/ú
Da esquerda para a direita, de cima para baixo.
ㅣ- Pronúncia - i/í
Aqui não temos muito o que dizer, bom de cima para baixo.
ㅡ - Pronúncia - eu/ã/ū, não temos uma pronúncia correta. Mas para ajudar, cerre os dentes e diga u sem encostar a língua no dente, em seguida, ouvirá um som como “Ugh”.
*O neoconfucionismo (chinês tradicional: 宋明理學, chinês simplificado: 宋明理学, pinyin: Song-Ming Lǐxué por vezes abreviado 理學) é uma filosofia ética e metafísica chinesa influenciada por Confúcio, que foi primeiramente desenvolvida durante a Dinastia Song e Ming, mas que pode ser referenciada até Han Yu e Li Ao.
Todas as vogais são formadas por alguns dos três elementos presentes no Neo-Confucionismo:
Formato básico
Representação:
[ | ] - linha vertical - Homem
[ ㅡ ] - linha horizontal - Terra
[ . ] - ponto, atualmente representado por um pequeno traço horizontal - Céu
A linha horizontal representa a terra plana, a essência do Yin.
O traço horizontal reseprenta o céu nas alturas, a essência do Yang.
A linha vertical representa um homem em pé, o mediador natural entre o céu e a terra.
❁
Yo, baby's. Tudo bom? Tão aprendendo? Alguma dúvida?
Não se esqueçam de estudar bastante essas mesmas vogais até ter elas em mente.
Até~
VOCÊ ESTÁ LENDO
🗻 aprendendo coreano (básico) 🗻
Non-FictionAlgumas coisinhas básicas pra quem quer aprender korean hauahua