Não é à toa que o Século XX foi batizado de A Era dos Extremos pelo historiador de renome, Eric Hobsbawn. Desde o seu início, o Século foi agitado por quebras de paradigmas econômicos, políticos, científicos e até artísticos, que empurraram a humanidade por um caminho sem volta, obrigando-a a encarar o melhor e o pior de si mesmo.
Dos acontecimentos que marcaram o século, talvez o mais significativo e chocante tenha sido a 2ª Guerra Mundial. Ela tocou todos os cantos do globo terrestre, com batalhas desde a China até a África, incluindo as ilhas do Pacífico, e o afundar de navios na costa brasileira, que impulsionou nosso país para integrar essa batalha. Ela também revelou potenciais bélicos sem precedente, desde submarinos até a bomba atômica. Ao mesmo tempo em que se testemunharam crueldades inimagináveis, genocídios e o sinistro poder da propaganda e da ideologia da superioridade racial ou nacional, também resplandeceram atos heroicos, de coragem, sacrifício, abnegação, compaixão, nas resistências civis e militares, nas redes formadas para salvar as vítimas do nazi-fascismo.
É possível falar da humanidade antes e depois da 2ª Guerra Mundial. Dentre as consequências desse evento estão a criação da ONU, do Estado de Israel, e o advento da Guerra Fria, que acirrou as tensões por todo o mundo, com medo de um dedo louco que apertasse um botão.
Por ser um acontecimento historicamente próximo, muito já foi escrito e filmado acerca desse marco bélico sinistro, mas ainda há muito a se escrever. O campo é amplíssimo, e agora convidamos vocês a eleger um dos inúmeros aspectos da 2ª Guerra Mundial, e, com consciência da sensibilidade do assunto, dar asas à sua criatividade, redigindo um conto para o nosso mais novo concurso!
***
Tema: 2ª Guerra Mundial.
Gênero: livre.
Regras:
O conto deve ser inédito, escrito para o concurso.
Independente do gênero, a história deve ser postada no Wattpad na categoria CONTO.
Fanfics não serão aceitas.
Limites:
sem limites mínimos;
máximo de 5000 palavras;
máximo de cinco capítulos para o texto da história.Validação da inscrição:
1) Seguir o perfil FiccaoHistoricaBR
2) Fazer uma postagem para os seguidores sobre o concurso, mencionando o perfil @FiccaoHistoricaBR.3) Inserir as tags #concursosegundaguerra e #FiccaoHistoricaBR nas hashtags do conto
4) Enviar o link do conto por mensagem privada para a conta @FiccaoHistoricaBR
Do julgamento:
Contos postados após a data limite para submissão dos contos ou que não obedecerem às demais regras serão automaticamente desclassificados.
Os contos classificados serão inseridos em lista temporária, conforme forem sendo recebidos, e até a análise final quanto aos vencedores.
Serão critérios de avaliação:
a) Adequação ao tema
b) Conteúdo histórico (se houve pesquisa e contextualização)
c) Coerência, coesão do texto e do enredo
d) O uso correto da língua portuguesa
e) Criatividade e originalidade
O julgamento será feito pelas administradoras da página FiccaoHistoricaBR, atribuindo-se notas aos contos de acordo com os critérios acima e sendo premiados os que atingirem a melhor nota. As notas não serão divulgadas, somente o resultado final dos escolhidos.
Prazos:
Para submissão de contos: Os contos deverão ser submetidos entre hoje, 09/05 (em homenagem ao Dia da Vitória, a entrada dos exércitos soviéticos em Berlim em 1945) e o dia 06/06 (em homenagem ao Dia D, o desembarque dos Aliados ocidentais na Normandia, em 1944).
Para julgamento dos contos: até 08/07/17.
Data provável de anúncio dos vencedores: 09/07/17.
Para entrega dos prêmios: até 09/08/17.
Premiação:
1º lugar – um booktrailer; resenha escrita em nosso livro de resenhas; entrevista; selo png para a capa da história; inserção na lista de vencedores.
2º lugar – resenha escrita em nosso livro de resenhas; entrevista; selo png para a capa da história; inserção na lista de vencedores do concurso.
3º lugar – entrevista; selo png para a capa da história; inserção na lista de vencedores.
***
Aguardamos seus contos!
Boa sorte!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Concursos
Non-FictionRegras, perguntas frequentes e outros detalhes dos concursos promovidos pelo perfil. 1º Concurso - Mulheres Históricas Capa do livro by @LauraaMachado