Prefácio

298 25 4
                                    

Não se iluda, nenhum curso o tornará um escritor.

A escrita é basicamente um percurso solitário, realizado no silêncio de seu quarto, diante de uma folha em branca, lutando contra a preguiça, contra outras coisas para fazer, tendo de escolher a melhor palavra, a melhor descrição, ou o melhor diálogo. A escrita o tornará um escritor, somente isto.

No entanto, há várias décadas, os norte-americanos já descobriram que a escrita é como qualquer outro ofício artístico, a prática conduz à perfeição. Assim como um músico precisa estudar escalas, notas musicais, harmonia, ritmo, ou como um pintor precisa conhecer perspectiva, cores, combinar luz e sombras, um escritor também precisa conhecer as técnicas para escrever melhor.

Depois de munir-se deste conhecimento básico, resta-nos julgar como utilizá-lo da maneira mais eficiente possível para contar nossas histórias, torná-las mais atraentes e cativar nossos leitores.

Este curso do Gotham Writer's Workshop foi realizado no site da Barnes & Nobles em 2006. Na circunstância, eu era o único não-americano participando destas discussões e das atividades. As oficinas literárias on-line ainda não haviam virado moda no Brasil e poucos escritores davam o braço a torcer para este tipo de curso.

Ao ver a quantidade de oficinas e cursos de escrita criativa nos EUA, rapidamente percebemos o porquê deste país ser uma potência cultural. Existe milhões de leitores, que admiram e consomem Literatura, e também existem milhares de escritores, artísticos, de vanguarda, best-sellers ou comerciais, que produzem narrativas para todos os tipos de leitores.

Um curso do Gotham Writer's Workshop não é destinado apenas para quem deseja se tornar o próximo best-seller. Não existem regras nem lógica para se vender bem, como também não existe um regra inviolável para se escrever bem. Na escrita, estamos lançados num mundo que exige talento e sorte, mas, com a mãozinha de um certo conhecimento técnico, podemos dar uns passos adiante.

Em 2007, resolvi traduzir e disponibilizar todo este curso no Blog do Escritor (http://blogdoescritor.oficinaeditora.com) e, desde então, qualquer um pode lê-lo ou baixá-lo gratuitamente.

Sem dúvida, se você está dedicando seu tempo a estudá-lo e realizar seus exercícios, já está demonstrando comprometimento e um desejo genuindo de se aperfeiçoar.

O principal ato de humildade de qualquer autor é reconhecer que sempre tem algo a aprender, seja através da aquisição de novas técnicas narrativas, seja através da leitura de grandes obras da Literatura.

Jamais podemos nos estagnar na ilusão de que já adquirimos um estilo, que temos pleno domínio do que queremos dizer ou como os nossos leitores vão nos compreender.

Somos todos aprendizes desta Arte, todos caminhando pela longa estrada do auto-aperfeiçoamento.

Espero que este curso possa ajudá-lo a compreender melhor sua escrita e instigá-lo a experimentar novas técnicas.

Henry Alfred Bugalho

julho de 2011

Escrevendo Ficção - Gotham Writer's WorkshopWhere stories live. Discover now