RESUMO
Resumo: O presente paper tem como principal objetivo a Classificação bibliográfica de Henry Evelyn Bliss, suas bases, divisões e subdivisões. Também narrar introdutoriamente sobre sua vida.
Palavras-Chave: Henry Evelyn Bliss. Classificação Bibliográfica. Ciência da Informação. Preservação do acervo.
I. INTRODUÇÃO
O mundo é uma grande nascente de conhecimento, Tanta memória escrita desde os primórdios com o intuito de preservar toda uma tradição. Claro que entre milhares de memórias escritas, há uma necessidade de organização e é ai que entra o Bibliotecário e suas maravilhosas técnicas para organização, indexação e preservação de toda essa memória.
Mas, o que seria de nós sem as Classificações bibliográficas? Por muitos anos, com o crescente aumento de publicações teve-se a necessidade de organizar o acervo de modo que ele possa ser encontrado pelo usuário e pelo próprio bibliotecário a fim de recuperar a informação. Por vários anos foram inventadas várias classificações, todas muito bem aplicadas com grandes nomes e contribuições para a criação de mais classificações. De Dewey a Ranganathan, um dos nomes que se destaca é Henry Evelyn Bliss.
II. HENRY E. BLISS
Henry Evelyn Bliss nasceu em Nova York em 1870 e ficou conhecido pela sua Classificação Bibliográfica. A vontade de criar esta classificação surgiu quando em 1891, Bliss começou a trabalhar na biblioteca da faculdade da cidade de Nova York, lá ele desenvolveu a chamada Bibliographic Classification, e seu primeiro esboço apareceu na revista The Library Journal. Em 1908, Bliss reclassificou 60.000 dos livros de sua biblioteca e em 1910, ele publicou um artigo contendo um esquema bruto de suas ideias.
Bliss publicou três obras sobre a Classificação do conhecimento humano, Organization of Knowledge (1927), Organization of Knowledge in Libraries and Subject Approach to Books (1933 e 2 ed. em 1939) e A system of Bibliographic Classification (1935 e 2 ed. Em 1936).
III. BIBLIOGRAPHIC CLASSIFICATION
A Bibliographic Classification se assemelha um pouco a Classificação da Library of Congress, por ser dividido com letras, porém apenas voltadas as divisões bases contextualizadas na época do desenvolvedor.
Para a base do sistema desenvolvido por Bliss, a divisão dos conhecimentos humanos foi feita de acordo com o conceito educacional da época, reunindo-se em quatro grandes grupos: Filosofia, Ciência, História, Tecnologia e Arte. Cada grupo é subdividido em classes, reunidas lado a lado, segundo seu grau de semelhança, e em classes subordinadas, permitindo assim, a coordenação e subordinação dos assuntos. Essa é uma das características do sistema.
As classes principais são indicadas por letras maiúsculas e as subdivisões duas ou mais letras maiúsculas.
Ex: A : Filosofia W: Filosofia, Linguística
AL: Lógica WS: Língua Japonesa
AM: Matemática WSG: Gramática da Língua Portuguesa
Bliss Também se utiliza de mnemônicas literais nos símbolos de classificação.
Ex: AL: Lógica RM: Serviço Militar
AM: Matemática RN: Serviço Naval
Observando bem estes exemplos, vemos como é fácil memorizar, são os chamados símbolos mnemônicos, no qual Bliss utiliza.
Abaixo imagens da Classificação de Bliss:
Tabela 1: Distribuições dos Assuntos Principais:
Tabela 2: Subdivisões dos Assuntos.
Tabela 3: Classes Principais e Divisões.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Considerando que há muitas classificações bibliográficas pelo mundo afora sendo a CDD e a CDU mais utilizadas, há uma complicação em ver esta classificação em uso, porém não é impossível. Cada classificação vai de acordo com a necessidade de cada local, uns são exclusivos para a guarda e recuperação do material, outras para facilitar a organização e a busca. A classificação de Bliss por mais semelhante que seja a classificação da Library of Congress tem seus próprios traços, os traços de alguém que viu algo além de um sistema.
REFERÊNCIAS
< https://en.wikipedia.org/wiki/Henry_E._Bliss> Acesso em: 09 jun. 2017
<http://prezi.com/9xwyhtri7zo4/classificacao-bibliografica-henry-bliss/> Acesso em: 09 jun. 2017
VOCÊ ESTÁ LENDO
A Classificação de Henry E. Bliss
AlteleArtigo de pesquisa pessoal sobre a vida e Classificação de Henry Evelyn Bliss com finalidade de recuperação da informação de modo mais fácil voltados para a área de Ciência da Informação. Obra Referenciada. PLÁGIO É CRIME! (LEI Nº 9.610, DE 19 DE...