O Que é Chaos Magick

180 8 1
                                    

(Ou Magia do Caos)
Decididamente, não existe uma definição universal para esta modalidade, mas é justamente a intenção! Isto por que a magia do caos é  o absoluto paradigma sobre não existirem paradigmas absolutos, é um grande movimento contemporâneo que cria paradoxos novos a cada novo praticante.

  - Origem: Basicamente não existe um criador ou uma cultura original para o Caoísmo (ou caotismo, caostismo, caoticismo, caosismo,etc.), isso porque a filosofia caótica existiu desde sempre na magia (e em todas as áreas da humanidade), a partir do momento que um herege de sua cultura decide criar um novo sistema e/ou mudar completamente suas crenças e sua visão de mundo para fazer um novo tipo de magia derivada da anterior, esta pessoa esta fazendo tudo que resume a Chaos Magick. Mas podemos sim citar nomes que ajudaram a difundir, entre eles temos Austin Osman Spare, Peter Carol e Grant Morrison e no Brasil temos Ian Morais, Wanju Duli e Deldebbio. Vão por mim, esses "br's" são demais.
  - Caos?: Esse nome causa tanto interesse quanto choque e repulsa. Este último vem da definiçao tão incompleta e inavaliada da palavra Caos que temos hoje em dia, de algo maligno. O Caos para o caoísta é como Caos dos Taoístas ou dos Gregos antigos, onde a origem de tudo é representada não pela desordem mas por um poder primordial de aleatoriedade, um grande paradoxo onde o Vazio é também o Tudo, o Cheio, a origem de tudo, como o Akasha. É uma visão de Deus desconstruida da visão antropológica e cheia de personalidade humana, desconstruida de forma. Portanto do Caos procede a Ordem assim como da Ordem o Caos, sendo os dois e tudo mais, materialmente e conceitualmente, parte do Caos maior e originado dele, e a ele tudo retorna, mundos, opiniões e "verdades absolutas", tudo desfeito e refeito conforme o Caos.
  - Querem um exemplo se como o Caos é tão importante quanto a Ordem? Pois o que precisamos fazer pra limpar e arrumar uma casa? Não seria bagunçar ela toda? Parece que o Caos é o brainstorm antes de toda criação ou ordenação.
  - Dentro do Caoísmo temos algo pra representar isso tudo graficamente, a Caosfera, a estrela negra de 8 setas, que também pode representar as oito "magias de cores", sendo o caos um vortex de todas elas. Mas não é muito minha área.
  - Técnicas: Como premissa básica da Chaos Magick, existe a sigilização. Os sigilos estão presentes nas praticas magicas (e algumas não intencionalmente magicas), desde o primeiro desenho que expressou uma ideia ou um conjunto de ideias. A magia do caos simplificou essas técnicas para uma forma mais prática, e como tudo no Chaos, livre de dogmas. Pois para o Caoísmo, a melhor magia é a que tem mais conexão com o magista, de forma que se você quer criar o próprio alfabeto e/ou lingua apenas para fazer sigilos ou escrever encantamentos da sua própria forma, o faça. Mas isto não significa negligenciar os sistemas antigos. O caoísta reconhece (ou pelo menos deveria reconhecer) o poder de todas as formas de magia, e busca nelas o que mais surtir resultados. Um ritual escessivamente difícil e dogmático pode ser simplificado se os resultados puderem ser atingidos dessa forma.
  Se tentassemos resumir a magia do caos em um adjetivo, este seria: Pragmatico(a).

Digressões HermeticaóticasOnde histórias criam vida. Descubra agora