Otávio o primeiro imperador
Nasceu em 23 de setembro de 63 A.C. com o nome de Caio Otávio Turino
Membro de uma família da burguesia Equestre, filho de Caio Otávio, Edil, Pretor e Procônsul da Macedónia. E Ácia, sobrinha de Júlio César. E foi César que após a morte de seu pai lhe deu educação de qualidade, cuidou dele e o adotou como filho em testamento. Estava na Ilíria (atual Albânia) a concluir os seus estudos quando soube através de uma carta da mãe, que Júlio Cesar havia sido assassinado. Ao chegar em Brundísio, a Décima Segunda Legião que era fiel a César, jura-lhe lealdade e descobre que Marco António havia sido eleito Cônsul.
Ao chegar em Roma Marco António exige o controlo de suas tropas em troca de protecção e privilégios políticos, porém Otávio recusa. Apesar dos perigos, Otávio reivindica a sua herança e luta por ela contra António que tinha ficado com o dinheiro e os cargos de Júlio Cesar. Pagou do próprio bolso os legados do testamento e presidiu aos jogos em memória de César. Alia-se com Cícero, que começa a elogia-lo no Senado e a atacar Marco António.
Ao saber da Aliança de Otávio com Cícero, Marco António começa a criar calunias sobre os dois, chagando a acusar Otávio de planear um atentado contra a sua vida. Otaviano entretanto alia-se a Brutus contra Marco António, que por sua vez, reúne as suas tropas e cerca Brutus em Modena.
Enquanto Marco António se ocupava com a guerra, Otávio marca uma audiência no Templo de Castor e Pólux, faz um discurso que não foi bem aceite pelos senadores. Após derrotar Marco António em Módena, exige ser eleito cônsul, porém foi-lhe recusado, devido à pouca idade, e perdeu os apoios que tinha no senado tendo que fugir de Roma na mesma noite
A 19 de agosto de 43 A.C. marcha sobre Roma onde impõe a sua investidura como cônsul e obriga a corte a sancionar a sua adoção, passando a chamar-se Caio Júlio Cesar Otaviano. No final daquele ano, voltou a entender-se com Marco António e os dois unem-se Marco Lépido que era governador da província da Gália e assim nasce o segundo triunvirato, que viria a governar as províncias romanas reconhecidas pelo senado durante cinco anos cinco anos.
Seguiu-se então a perseguição a todos os senadores e aristocratas que se opunham aos triúnviros, entre eles o advogado e orador, Cícero. Em 42 A.C. Marco António e Otaviano venceram os assassinos de César Marcus Brutus e Marco Crasso na batalha de Filipo após ambos terem cometido suicídio. Em 40 A.C. conquista a cidade de Perugia para silenciar os seus opositores.
Em 40 A.C. o território do império foi dividido entre os três, através dos tratados de Brindisi: Otávio ficou com a maioria das províncias ocidentais, Marco António com as orientais e Lépido com o Norte da África. Para selar a paz, Marco António, casou com a irmã de Otaviano, Octávia em 37 a.C. um ano depois, com o auxílio de soldados fornecidos pelo então cunhado Otaviano, vence Sexto Pompeu em Nauloque na Cecília acabando assim com o ultimo grande opositor ao poder do Triunvirato. Pouco tempo depois, Otaviano tira o poder de Lépido, deixando-o apenas como supremo sacerdote e assim chegou ao fim o triunvirato.
Marco António devolve Otávia sem se divorciar dela e casa-se com a rainha egípcia Cleópatra. António começou então um campanha visando desmoralizar Otaviano e colocar Cesarion-Ptolomeu XV (filho ilegítimo de Júlio Cesar com Cleópatra) como o legitimo herdeiro do mesmo. Enquanto isso, Otaviano consolidou sua situação, pacificou a Ilíria e contribuiu para a prosperidade romana, com o desenvolvimento da agricultura.
As campanhas de Marco António no oriente, serviram de pretexto para que Otaviano o considerasse um traidor e Roma declarasse guerra ao Egito, nomeando Otaviano cônsul para combater Marco António e os egípcios. E assim o fez, na batalha de Áccio em 31 A.C. Após ter saído derrotado Marco António comete suicídio, Cleópatra, tenta negociar com Otávio, porém sem sucesso, suicida-se utilizando uma cobra (símbolo da realeza egípcia). Cesárion, terá sido morto, por volta do ano 29 A.C. e o Egito foi anexado ao território romano.
Após a vitória diante dos egípcios, Otávio volta para Roma triunfante como senhor único do poder em Roma e recebe o nome de Augustus (consagrado) e os poderes, até então repartidos entre os magistrados em 27 A.C.
Temendo Porém, que acontecesse a ele o mesmo que sucedeu a Cesar, opta por mostrar-se mais humilde e desinteressado em relação aos cargos que lhe eram atribuídos. Abdica dos poderes extraordinários ( com (exceto o consulado) e opta pelo regime de principado, centralizando o poder em torno de si, mas mantendo as formas tradicionais da República. Longe de destruir as antigas magistraturas, assumiu-as quase todas e se fez reeleger cônsul, sem interrupção, até o ano 23 a.C. a partir desse ano, renunciou também ao consulado e manteve-se apenas no cargo de tribuno, que lhe foi conferido em carácter vitalício. Com a morte de Marco Lépido, Otávio assumiu o posto de máximo pontífice, a pedido do próprio povo.
Augusto fez um governo de ordem e hierarquia. Lutou contra a decadência dos costumes, reorganizou a administração e as forças armadas, tornando-as permanentes e fixando-as nas fronteiras. Como adepto das virtudes romanas em tempos em que era cada vez maior a tolerância, tentou controlar a moral pública mediante a aprovação da lei suntuária e do casamento. Criou organismos governamentais (conselho do príncipe, prefeitos), dividiu Roma em 14 regiões, para facilitar o censo e a cobrança de impostos, reorganizou a administração das províncias, dividindo-as em províncias senatoriais e províncias imperiais, medidas que tiveram como resultado o aumento da centralização. Em Roma e na Itália esforçou-se para fazer reviver as virtudes esquecidas das antigas tradições e religião. Deu privilégios aos pais de família e combateu o celibato. Construiu o foro que leva seu nome e, no campo de Marte, ergueu as primeiras termas, o Panteão de Roma e outros templos. Seu amor pela Arquitetura foi revelado por seu orgulho em "ter encontrado Roma com tijolos e a ter deixado coberta de mármore". Elevaram-se templos à deusa Roma e a Augusto em todo o império. No âmbito económico, fomentou o desenvolvimento da agricultura na Itália e saneou as finanças do Estado.
Morreu no ano 14 da era cristã, na comuna italiana de Nola, sendo substituido por Tibério filho de sua terceira esposa Livia Drusa.
VOCÊ ESTÁ LENDO
História da Europa e do Mundo
РазноеA história de alguém que cansou de ser sempre o babaca, o idiota que zombam e ninguém dá atenção e por isso resolve mudar de vida. e se tornar um grande advogado