Me espelhava muito em meu irmão quando menor. Acredito que irmãos mais novos geralmente têm esse costume. Talvez precisem de um exemplo para ver se a coisa realmente vai funcionar e só depois arriscar com mais segurança. Amigos e parentes acabam influenciando também, embora fique mais fácil quando temos essa referência no quarto ao lado.
Eu não tinha idade para ficar perambulando por aí, segundo meus pais, então me contentava tomando Nescau e assistindo desenhos animados em casa. No fim da tarde a porta se abria e meu irmão chegava da civilização com alguma novidade. Volta e meia apresentava bandas novas, lançamentos de jogos e até revistas com poucas palavras, muitas mulheres e nenhuma roupa.
Numa dessas modernidades ele virou skatista. Uma das primeiras coisas que percebi foi quando começou a usar uma corrente presa na carteira contra furtos. Fiquei desconfiado da utilidade. Sem querer desvalorizá-lo, mas que vantagem teria o ladrão roubar sua carteira e levá-lo acorrentado de brinde?
Em seguida notei que a cueca dele estava aparecendo, e após uma breve explicação entendi que a função dela era essa. "Não é só uma cueca, Fernando" ele me disse um tanto desapontado "É uma Samba Canção ". Pelo nome imaginei que ele pretendia ser um pé de valsa na noitada.
Meu aniversário se aproximava e fiz um pedido ao meu pai. "Você quer uma cueca de presente?!" "Não é só uma cueca, pai. É uma Samba Canção." Ele ficou mais feliz que eu. Nem um par de meias seria tão econômico.
Quando usei a primeira vez confesso que senti uma certa liberdade. Talvez liberdade demais. Compreendi que minhas partes de baixo também não tinham idade para ficarem perambulando sozinhas por aí. De qualquer maneira, nas férias da escola acabei levando para a praia.
Chegando lá, com um calor de matar, vesti só ela e saí do quarto para me juntar a família. Eles estavam jantando e decidi sentar numa cadeira de metal que estava a uns metros, em frente a eles. A família toda reunida se divertia muito, me olhavam e o riso corria solto. Eu também ria à beça meio sem entender. Menos meu irmão, que me olhava paralisado. Após um tempo, todos se recolheram para descansar.
Quando voltei ao quarto, preparado para dormir, meu irmão muito perspicaz perguntou:
— Estava fresquinho pra você lá fora, né?
— Nossa, nem fale.
— Vê se quando usar Samba Canção coloque outra cueca por baixo. Se não por mim, pelo amor de Deus.
YOU ARE READING
REFRESCANTE
HumorLições de vestuário que aprendi com meu irmão mais velho na infância.