TRISKELION

552 13 0
                                    

O simbolo TRISKELION, usado no BDSM, é um termo grego que significa literalmente "três pernas", e de forma adequada, portanto, pois este sinal é muito parecido com três pernas correndo ou três pontas curvadas, uma referência ao movimento da vida e do universo.

O seu significado aqui é bem aplicado, porque este símbolo representa a concorrência e o progresso do homem.
O Triskelion (também referida como Triskele, triquetra ou threefold) tem dois componentes principais de simbolismo.

● Primeiro Componente:
Quando observamos este símbolo, somos tomados pelo conceito de movimento. Todos os três ramos (pernas, saliências, ângulos) são posicionados de tal modo que o símbolo parece estar em constante movimento para frente.
Não é acidental este sentimento de movimento, pois este símbolo representa:
• Ação
• Ciclos
• Progresso
• Revolução
• Concorrência
• Avanço

● Segundo componente:
As três saliências (pernas, ângulos, extensões, etc.) são de uma importância simbólica significativa.

No entanto, dependendo da época, região, cultura, história mitológica, simbologistas, etc... seria desafiador definir exatamente o significado simbólico dos três saliências.

As diversas representações das três saliências encontradas na triskelion incluem:
• Espírito, mente, corpo
• Pai, Filho e Espírito Santo
• Mãe, Pai, Criança
• Passado, Presente, Futuro
• Poder, Intelecto, Amor
• Criador, Destruidor, Sustentador
• Criação, preservação, Destruição

Todos estes (e ainda mais) podem ser designados para cada um dos alongamentos encontrado no triskelion - é simples até ao mero observador (ou originário da cultura) proferir esses significados.

A combinação desses dois componentes (movimento e atributos tríades) nos leva à conclusão de que este símbolo celta significa o movimento para frente no esforço para chegar ao entendimento (no contexto de uma das muitas dinâmicas tríades acima listada).

Este símbolo proeminente Céltico pode também representar os três mundos Celta:
• O Outro Mundo: Onde os espíritos, deuses e deusas vivem.
• O mundo mortal: Onde você e eu vivemos, junto com plantas e animais.
• O mundo celeste: Onde energias invisíveis vivem a se movimentar, como as forças do sol, da lua, do vento e da água.

Uma nota interessante - o número três é uma poderosa energia, por razões aparentemente infinitas. O número três era considerado sagrado pelos celtas, reforçando o conceito das tríades divinas e dos três reinos:
Submundo, Mundo do Meio e Mundo Superior.
Uma representação do número três de acordo com a medida das três principais fases da lua (nova, meia, cheio). Este é um ponto merecedor de crédito porque a maioria das criaturas lunares são descritas como tendo apenas três pernas em Alquimia e na nova arte esotérica européia.

As três pontas do triskelion além de associadas ao fluxo das estações representam também a própria Tríplice da Deusa. Numa versão mais atual podemos dizer ser as três faces da Deusa: Donzela, Mãe e Anciã, bem como às três fases da Lua: crescente, cheia e minguante.
Quando acrescentamos implicações lunares para o significado da triskelion estamos tratando de:
• Mistério
• Feminino
• Intuição
• Sutileza
• Subconsciente
• Espiritualidade
• Iluminação
• Desejo escondido

Como podemos ver o significado do símbolo celta triskelion é mais abrangente do que apenas "três pernas".
Quando combinamos as variáveis listadas aqui com o conceito de movimento e evolução e iluminação, vemos que o símbolo celta da triskelion tem conotação simbólica muito mais ampla.

Em suma, o que significa a soma deste símbolo celta é:
• Crescimento pessoal;
• Desenvolvimento humano;
• Expansão espiritual.

BDSMOnde histórias criam vida. Descubra agora