A casa no vale era "à uma milha de qualquer lugar" - as pessoas de Maywood diziam. Ela estava situada em um pequeno vale gramado, parecia que nunca tinha sido construída como outras casas, mas tinha crescido lá como um grande cogumelo marrom. Era alcançado por uma pista longa e verde e quase escondida da vista por um crescimento circundante de jovens bétulas. Nenhuma outra casa podia ser vista disso, embora a aldeia estivesse acima da colina. Ellen Greene disse que era o lugar mais íntimo do mundo e prometeu que ela não ficaria lá um dia se não fosse por pena da criança.
Emily não sabia que ela estava sendo lamentada e não sabia o que significava solidão. Ela tinha muita companhia. Havia o Pai, e Mike e Saucy Sal. A Mulher do Vento sempre estava pelos campos; e havia as árvores - Adão e Eva, e o Pinheiro do Galo, e todas as amigas bétulas.
E também havia "o clarão". Ela nunca soube quando poderia vir, e a possibilidade de isso acontecer a mantinha emocionada e expectante.
Emily escapava no crepúsculo frio para um passeio. Ela lembrou-se de que andava muito vividamente ao longo da vida dela - talvez por causa de uma certa beleza estranha que havia - talvez porque "o clarão" veio pela primeira vez em semanas - mais provável por causa do que aconteceu depois que ela voltou.
Tinha sido um dia maçante e frio no início de maio, ameaçando chover mas nunca chovia. O Pai estava no salão da sala de estar o dia todo. Ele tossiu extraordinariamente, não falou muito com Emily, que era uma coisa muito incomum para ele. A maior parte do tempo ele deitava com as mãos cruzadas debaixo da cabeça e seus grandes olhos afundados de azul escuro fixavam sonhadoramente e sem ver o céu nebuloso que era visível entre os ramos dos dois grandes abetos do pátio da frente— Adão-e-Eva, eles sempre chamaram assim esses abetos, por causa de uma semelhança caprichosa que Emily havia traçado entre sua posição, com referência a uma pequena macieira entre eles, e a de Adão e Eva e a Árvore do Conhecimento em uma antiga imagem em um dos livros de Ellen Greene. A Árvore do Conhecimento parecia exatamente com a pequena árvore-maçã, e Adão e Eva levantavam-se de cada lado com rigor e rigidez como os abetos.
Emily se perguntou o que o Pai estava pensando, mas nunca o incomodou com perguntas quando a tosse era ruim. Ela só queria ter alguém com quem conversar. Ellen Greene também não falaria naquele dia. Ela não fez mais que grunhir, e grunhidos significavam que Ellen estava perturbada por alguma coisa. Ela grunhiu na noite passada depois que o médico lhe sussurrou na cozinha, e ela grunhiu quando deu a Emily um lanche para dormir de pão e melaço. Emily não gostou do lanche, mas ela comeu porque não queria magoar os sentimentos de Ellen. Não era frequente que Ellen lhe permitisse comer qualquer coisa antes de ir para a cama, e quando o fazia, significava que, por algum motivo ou outro, queria conferir um favor especial.
Emily esperava que o ataque de grunhido se desgastasse durante a noite, como geralmente acontecia; mas não acabou, então nenhuma companhia era encontrada em Ellen. Não que tenha havido um ótimo momento antes. Douglas Starr uma vez, com um ataque de exasperação, disse a Emily que "Ellen Greene era uma velha gorda e preguiçosa sem importância", e Emily, sempre que olhava para Ellen depois disso, pensou que a descrição cabia bem como um vestido. Então, Emily se enrolou na poltrona bergère esfarrapada e confortável e leu O Peregrino toda a tarde. Emily adorou o livro. Muitas vezes, ela caminhou pelo caminho direto e estreito com Cristão e Cristã - embora ela nunca gostou das aventuras de Cristã tanto quanto as de Cristão. Por um lado, sempre houve uma multidão com Cristã. Ela não tinha metade do fascínio dessa figura solitária e intrépida que enfrentava sozinha as sombras do Vale das Trevas e o encontro com Apollyon. A escuridão e duendes não eram nada quando você tinha muita companhia. Mas para estar sozinho - ah, Emily estremeceu com o delicioso horror!
Quando Ellen anunciou que a ceia estava pronta, Douglas Starr disse a Emily para sair.
"Eu não quero nada esta noite. Eu vou apenas ficar deitada aqui e descansar. E quando você entrar de novo, teremos uma conversa real, duendezinho".
VOCÊ ESTÁ LENDO
Emily of New Moon - L. M. Montgomery (Português-BR)
Historical FictionEmily Starr nunca soube como era ser solitária - até o pai amado dela morrer. Agora, Emily é uma órfã, e os parentes esnobes da mãe estão levando ela a viver com eles na Fazenda New Moon. Ela tem certeza de que não ficará feliz. Emily lida com a dur...