10 dicas para economizar em viagens

7 1 1
                                    

1 – Utilize um programa de milhagens

Passagem aérea não precisa ser comprada em dinheiro. As principais companhias aéreas do Brasil possuem um "clube de milhas" que você pode assinar e acumular milhas para comprar sua próxima passagem. Outro modo de você acumular milhas e viajar é através do cartão de crédito, transferindo os pontos do cartão para as cias aéreas. Em novembro de 2017 a Azul fez uma promoção dando de bônus entre 40% até 60% para quem transferiu os pontos do cartão de crédito para o programa de milhagens, com os pontos acumulado mais os bônus sua viagem fica muito mais perto!

Comprar passagem utilizando milhas é vantajoso para quem voa dentro do Brasil, pois os trechos custam poucas milhas e não sofrem tanta alteração como quem compra a passagem por dinheiro. Em março viajei para Gramado ida e volta por 10mil milhas acumuladas no meu cartão de crédito, ou seja não me custou nada a passagem aérea. Em novembro não consegui comprar a passagem de acordo com a regra que vou falar no tópico 3, fui fazer uma palestra em Brasília e os voos já estavam lotados, meu custo ia sair em R$800 reais, comprei as milhas necessárias e gastei menos de R$250. 

2 – Programa sua viagem fora da alta temporada

Viagens estão sujeitas a lei de oferta e demanda. Talvez você tenha como sonho conhecer um lugar em uma época específica, como por exemplo ver o Natal luz de Gramado, agora se o seu desejo é conhecer a cidade ou o país, muito mais que algo específico que esteja acontecendo naquele lugar, procure programar sua viagem fora da alta temporada. Viajar na alta temporada é enfrentar: custo de hospedagem mais alto, passagens aéreas mais caras, ruas e lojas lotadas, atrações turísticas lotadas, restaurantes mais caros. Além de encarecer sua viagem, você vai perder tempo em filas ao invés de aproveitar as atrações locais. Cada cidade/país tem uma época para a alta temporada, se informe antes de escolher sua data de partida, pense que o dinheiro economizado pode se transformar em uma segunda viagem!

3 – Compre passagem aérea com a periodicidade correta

Não caia no mito de que "quanto antes comprar melhor". As cias aéreas trabalham com diversas taxas tarifarias que vão sendo disponibilizando ou se tornando indisponíveis ao longo dos meses. Se você vai se preparar para uma viagem nacional procure comprar a passagem entre 30 a 45 dias antes da data de embarque. Comprar muito antes não vai te garantir economia, e talvez até alguma passagem "promo" pode ainda não estar disponível. Comprar com período inferior a 3 semanas, os preços "promo" normalmente já foram fechados e o valor vai estar bem mais elevado. Para as passagens internacionais procure seguir a periodicidade de 60 a 90 dias antes do embarque. A mesma regra que se aplica para os voos nacionais, comprar com prazo superior a 3 meses pode perder alguma boa promoção, e deixar encima da hora os valores também já podem ter subido.

4 – Programe sua viagem

Agências de viagem podem ser um conforto extra na hora de viajar, elas sugerem o roteiro, compram as passagens, fazem as reservas de hotel e compram taxas por isso. Se na próxima viagem você quiser tirar essa despesa extra, procure se informar e faça você mesmo seu roteiro, compre sua passagem e reserve seu hotel. Além da economia de tirar um intermediário, você também terá maior flexibilidade em sua viagem. Porque ficar com o roteiro sugerido se você pode montar o seu próprio? Assim pode se decidir quanto tempo quer ficar em cada lugar, quais experiências são mais importantes para você e priorizar estas experiências. Você domina seu tempo, não precisa ir embora rápido de um lugar porque a excursão está saindo, você pode simplesmente decidir ficar mais tempo e curtir melhor um museu, um parque, um restaurante ou simplesmente ficar na praça e desfrutar de um sorvete contemplando a paisagem.

5 – Faça as refeições em restaurantes mais afastados dos pontos turísticos

É comum quando você está a turismo em um lugar você sair cedo do seu hotel e retornar próximo ao final da tarde. Você sai pela manhã com seu roteiro em mãos, você definiu quais os pontos vai conhecer naquele dia e traça um roteiro logico que possa te levar de um lugar ao outro da melhor forma, e nesse espaço entre a primeira visita do dia e a última vem o horário de almoço. Na maior parte das cidades é comum haver restaurantes próximos aos pontos principais da cidade, afinal se há muitas pessoas, existem possibilidade de venda, mas muitas pessoas também significa preços mais altos, aquela velha história de demanda x oferta. Apesar de algumas pessoas trocarem o almoço por um lanche ou uma comida de rua, eu prefiro fazer essa refeição, e lembre-se se você estiver muitos dias em um país não será saudável para você pular todo dia essa refeição ou substituir por um alimento menos saudável.

10 dicas para economizar em viagensWhere stories live. Discover now