Existem coisas que só o tempo pode nos fazer compreender, os quarenta é uma idade terrível ou incrivelmente inspiradora. É nela que descobrimos realmente quem somos, onde compreendemos e perdoamos nossas falhas e também aprendemos a reconhecer aquilo que nos faz ter orgulho do que nos tornamos.
Mas a melhor lição que a vida pode lhe trazer, seja aos 40 ou aos 20, talvez antes disso, é que a vida continua e que devemos ser gratos por não termos tudo o que desejamos.Aos quarenta, reaprendemos a aprender, a reconhecer que a sabedoria flamejante e às vezes um tanto ilógica dos jovens, pode ser tudo que necessitamos naquele momento.
"Um infinito em dias numerados"
Li está frase num livro, onde dois jovens doentes viviam um amor que ambos sabiam, que não seria tão duradouro o quanto queriam. Eles jamais teriam filhos ou encontrariam um fio branco na cabeça do outro, e quando pensamos na nossa concepção de "amor verdadeiro" é difícil não vir a mente um casal de velhinhos de mãos dadas sentados a varanda de sua casa em alguma cidadezinha tranquila. Vivendo e envelhecendo juntos. Mas, realmente se pode viver um amor em dias numerados? Sinceramente eu ainda não sei.
Uma paixão talvez, mas amor? Amor perdura em você, diferente das paixões, amor não se evapora com outra paixão e os amores não consumidos ficam nos assombrando por muito tempo. Boa parte dos rostos carrancudos ou tristes de quarenta anos, são resultados de amores mal resolvidos, de paixões ainda presentes. E embora todos saibamos que o amor acaba, sim ele acaba e é impossível prever o tempo, não aprendemos a lidar com a perda. Aí nos damos conta que mesmo aqueles casais de velhinhos prestes a comemorar as bodas de diamante, podem não se amar mais. Pois um dia o amor se transforma em outra coisa, amizade, parceria, cuidado e quando é assim essa transição não dói, não fere. Um estado sublime de suas pessoas que viveram o amor até o fim.O trajeto do amor pode durar uma vida ou algumas semanas, mas assim como um bom livro ele deve ter seu começo, meio e fim. E quando por algum motivo isso não acontece, ficamos a imaginar todas as possibilidades que teríamos e nada, nada é mais inquietante do que não saber como teria sido. O que teria acontecido se você tivesse escolhido o caminho "b" no lugar do "A". Tudo que poderia ter dito e feito, mas preferiu não fazer, não dizer.
Teria mudado algo? Talvez não, talvez sim e essa é a incerteza que eu terei de carregar por escolher não gastar todo o seu eu, dentro de mim.Talvez tudo que disse até agora, soem como palavras tolas de um homem de quarenta anos sentado à sua varanda vendo o amor de sua vida entrar num carro, enquanto sorri com uma caneca de café mentolado na mão, dá um aceno de longe, e que tenta arranjar belas desculpas para a própria covardia, ou talvez ele tenha aprendido que amor não se implora, não se pede, apenas se espera.
****
Bom pessoas esse livro é um spin off de outra história (Love lives by Side), no entanto você não precisa ler o anterior para compreender este aqui. Espero que curtam bastante a leitura!
Deixem seus comentários!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Meu Eu em Você [COMPLETO]
General FictionAlec Mcallister, não esperava que aos trinta e nove anos viesse a se apaixonar, tão pouco que o amor de sua vida fosse uma jovem de dezessete anos. Depois de vencer todas as suas resistências e preconceitos, ele viveu as semanas mais graciosas de su...