Escutei esse enigma pela primeira vez de um professor da faculdade no sexto semestre, mas ele continuava na minha cabeça. Naquela noite, decidi contar aos meus amigos:
Um sujeito estava andando pela rua quando deparou com um restaurante que vendia carne de gaivota. Pediu a carne, comeu, foi para casa e se matou. Por que?
Eles tinham que fazer perguntas para tentar entender o que havia acontecido, e eu só podia responder "sim" , "não" ou "irrelevante" . Acho que todo mundo já jogou algo parecido, por exemplo: o sujeito já pretendia se matar antes de comer a carne? Não. Ele pediu esse prato por que achava gostoso? Sim. Ele já tinha ido àquele restaurante? Irrelevante. Ele conhecia a gaivota utilizada no prato? Não. A carne de gaivota fez o sujeito se lembrar de algo do passado dele? Sim. E foi por isso que ele se matou? Sim.
Gastamos horas naquilo, bebendo e perguntando. Sim, não e irrelevante. Depois de muito tempo, você descobre que o sujeito é viúvo; que a mulher dele morreu em um acidente de avião; que ele também estava na aeronave na hora do acidente; que os sobreviventes foram parar numa ilha deserta sem comida; que o corpo da mulher desapareceu na queda; que os sobreviventes ofereceram carne de gaivota ao sujeito; que ele comeu e gostou; que ele sobreviveu até o resgate comendo carne de gaivota; e por isso decidiu provar a do restaurante; e que, ao provar, ele percebeu que o que tinha comido na ilha anos antes não era carne de gaivota, mas a carne da própria mulher.