Quando Obatalá Veio Para A Terra Trazendo Os Deuses Yorubas, Exu Era Tido Como Guardião da Adivinhação, Fazia Revelações Através Da Mente e Inteligência de Orumilá, Sendo Então O Porta Voz Do Deus Da Profecia.
Exu Sempre Muito Experto Fez Um Pacto Com Ifá e Pediu Para Orumilá Que Transmitisse à Ele o Dom e o Poder de Profetizar Sobre a Vida Dos Homens e Dos Deuses.
Como Exu Não Trabalhava de Graça Cobrou lhe Favores e Certos Previlegios, Exu Exigiu Que Em Qualquer Instância As Oferendas Teriam Que Ser Servidas Primeiro Para Ele, Tudo Seria Feito Antes dos Outros Deuses. Oxum, Que Acompanhava O Pacto de Ifá Com Exu e Também Ser Companheira de Ifá, Questionava-se. Tantas Pessoas a Consultavam e Ela Não Podia Prever, Pois Não Detinha O Conhecimento Do Jogo Da Adivinhação.
Oxum Com Sua Diplomacia
Queixou-se a Exu, Alegando Que Queria Ajudar as Pessoas Mas Não Podia, Pois Não Tinha O Poder de Jogar.Exu Então Falou Com Orumilá e Permitiu O Jogo de 16 Buzios à Oxum, Só Que Com a Condição de Exu Responder as Perguntas Dela Dentro do Jogo, Exu Teve Que Exercer Sua Antiga Função, Cargo Este Que Exu Não Queria Mais informações exercer.
É Por Isso Que Filhos de Oxum Não Podem Descuidar Das Obrigações de Exu.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Contos Dos Orixás
Short StoryComo São, O Que Fazem, O Que Querem e O Que Prometem Os DEUSES Africano