a importancia dos pais na formaçao

1 0 0
                                    


Já é sabido , e não é de hoje , que a mudança da formação de um atleta vem desde seus primeiros passos , tendo em vista a quantidade de escolas de futebol existentes hoje , substituindo aquele rachão de antigamente na rua , 20 contra 20 e assim ia , hoje inviável devido ao crescimento das cidades , aumento da circulação de veículos e a periculosidade das ruas das cidades , os antigos campinhos de terra hoje tomado por prédios e casas dificulta a pratica do futebol , e muitos pais tem mais tempo de acompanhar o futebol de seus filhos do que antigamente , pois o futebol na rua não tinha horário !
Observando tudo isso aonde praticar o futebol , esse que a criança nasce e sem vc ensinar a primeira coisa que ela faz ao ver uma bola é chuta- la!
Enfim recorre-se as escolinhas de futebol , muitos com 5 anos já estão lá divertindo-se com aquilo que corre no sangue do brasileiro.
Ai ocorre um fenômeno na maioria dos casos que é o comentário do professor ou do pai do amiguinho : Orra esse muleque tem futuro!!!!
Em muitos casos ocorre uma transformação no pai , uma mutação avassaladora rsrs , onde a partir daquele dia o futebol deixa de ser uma diversão , e se transforma em obsessão de fazer com que esta criança vire um jogador de futebol , começa a procura de escolas que tem ligação com clubes , peneiras , personal , específico etc etc etc...(até ai tudo bem , procurar o aperfeiçoamento desde que orientado e realizado por profissionais qualificados e autorizados pra tal , é perfeito , pena que na maioria dos casos não é assim) ...... o pai ai ja deixa de ser um apoiador e se transforma num técnico de futebol na grade , o grande comentarista de futebol na arquibancada , as vezes um critico ferrenho de tudo que envolve o time do filho e até se empossa como diretor do alambrado dando diretrizes de como , quem e que forma o time atua , esquecendo do respeito ao filho que até ontem se divertia , do profissional a beira do campo e dos demais garotos que estão ali num processo de formação não só de atleta , mas de ser humano, que vai ser conduzido para a realidade de uma vida que nem em todos casos será de jogador , pois nem todos chegaram , a escola começa ser secundaria ,( pois o filho tem talento) , a convivência com os menos providos de habilidades começa a ser distante , (pois o filho tem talento e quem tem talento num pode andar com quem não tem) , as roupas ja começam ser a da moda dos jogadores top do futebol mundial , o material esportivo só top, mesmo que aperte as contas do mês (o moleque tem talento po tem que ta paramentado a altura)........ Triste ilusão , não transforme  "o quem sabe pode ser" , no "tem que ser" , ao invés desta conduta , de ao seu filho o direito de manifestar se é aquilo que ele quer que vc faça ,não transforme um sonho dele ou as vezes o seu em um futuro pesadelo pra ele , conduza a vida dele com os pés no chão ,mostrando que talvez ele não seja um jogador , mostre a importância do estudo , a da dificuldade que a vida impõe em todos os aspectos de se chegar ha algum lugar profissionalmente , tenha uma conduta de apoiador e não de critico , pois muito deles se envergonham perante aos demais amigos, e ai qdo vc cobrar o a mais dele, nas mais simples tarefa e ele não corresponde , vc não sabe pq  ! Trate-o como uma criança que tem que ir jogar futebol para se divertir , num faça disso um martírio , um lugar de cobrança e exposição desnecessária de "tem que ser o melhor" deixa as coisas acontecerem com naturalidade , entenda que assim como a fase do aprender andar é a fase do futebol , são fases e passos a serem percorridos por ele e no tempo dele , nada vai ser do dia pra noite , AME SEU FILHO ,desfrute deste momentos prazerosos que o futebol proporciona unicamente com ele ,orgulhe-se do simples fato dele ser seu filho , bom ou não no futebol , mostre a ele como é bom ter amigos , viver em grupo , sem se preocupar em estar a frente de ninguém ,em ser melhor que alguém , seja vc o exemplo pra ele de postura e conduta com o seu semelhante ,mostre a ele o que é respeito ao próximo..........AGINDO ASSIM, NÃO TENHO CERTEZA QUE ELE CHEGARA A SER UM ATLETA  PROFISSIONAL , POIS LEMBRE-SE POUCOS CHEGAM , MAS TENHO CERTEZA QUE ELE SERÁ UM BAITA SER HUMANO QUE TE DARÁ O MAIOR ORGULHO SEMPRE........POIS ANTES DO ATLETA ELE É SEU FILHO E VC É A REFERENCIA DELE.......A RESPONSABILIDADE É SUA , PENSE BEM!!!!

O Futebol a Qualquer CustoOnde histórias criam vida. Descubra agora