Os seres humanos, aqueles ditos racionais, são muito parecidos com os animais, aqueles ditos irracionais. Por exemplo, pessoas carentes são parecidas com os cães. Os cães ficam sempre a espera de alimento e afeto, e se contentam às vezes, com migalhas que caem por entre os dedos de quem os alimenta.
Não sei se a comparação pode ir além. Fazer essa comparação com pessoas que estão apaixonadas. Mas por que não? Afinal de contas, pessoas apaixonadas são sempre frágeis, mais vulneráveis, podendo-se dizer até que não estão em seu total juízo perfeito. Uma pessoa apaixonada nunca é limitada quando se trata de conseguir demonstrar à pessoa amada todo seu amor. Ela é capaz de fazer verdadeiras loucuras para provar que aquele sentimento é verdadeiro.
Muitos estudos já realizados revelaram que essas semelhanças são mesmo reais. Alguns animais fazem rituais de acasalamento para conquistar a fêmea desejada, outros entram em luta corporal, ou com outro macho, ou até mesmo com a própria fêmea. Já dizia o compositor: "entre tapas e beijos"!
Desde que o mundo é mundo (muito antes do Romantismo aparecer), as pessoas buscam ser felizes, muitas vezes a qualquer custo. E essa felicidade consiste em achar a pessoa certa e amá-la... Amá-la intensamente sem medida, sem critérios lógicos, sem questionamentos. Apenas viver esse amor até o fim da vida...
... Eu encontrei esse amor!