REVOLUÇÃO PSICODÉLICA PARA SUBVERTER A CULTURA INDUSTRIAL
11429739_1601861483435316_1916916987_n
Diante do atual estado mental da humanidade fica evidente a necessidade de expandir a visão e a consciência a respeito do que somos, de onde viemos e do que estamos fazendo. Para defender uma postura é necessário conhecer a postura oposta, para tudo existe um oposto e só é possível compreender amplamente qualquer assunto que seja através da compreensão do que lhe é oposto.
A personalidade no entanto nos afasta e bloqueia as críticas, nossa vaidade e competitividade nos leva a defender passionalmente o que acreditamos. Se uma opinião é formada sobre determinado assunto fica muito difícil reverter a situação, para levar uma pessoa que já possui suas certezas formadas a mudar de opinião é necessário desconstruir toda a base de conhecimentos que levou a determinado conceito.
Se para crianças mudar de opinião ou passar a defender uma opinião é algo que necessita praticamente apenas de sugestão, em adultos a tarefa de subverter uma ideia trata-se de algo muito mais complexo. Pessoas com a mente formada, ou seja, que não estão dispostas a ouvir novas teorias, irão resistir a mudança mesmo sob apelos reforçados pela lógica e ciência num modo geral. Para analisar algo que já se conhece sob outro ângulo é necessário desprender-se de si, observar de fora uma situação na qual se está inserido(a).
dmt
A propaganda massificadora de informações e opiniões foi a estratégia que marcou o século passado e o início deste como estratégia para a lavagem cerebral e modificação comportamental. Este método torna-se falho na tarefa do convencimento pela razão visto que somos movidos pelo nosso emocional de forma significante, assim, somos levados a rejeitar uma ideia pelo simples fato de não termos gostado do modo como ela nos foi apresentada.
Este tipo de estratégia produz adeptos pouco informados e opositores que estruturam sua crítica nas pessoas que propagam determinada ideia e na forma como ela é exposta mais significantemente do que o fazem a respeito da ideia em si. Isso é prejudicial em muitos aspectos e quero destacar o fato de que o debate acerca de uma ideia se perde dando lugar ao debate sobre os defensores da ideia e o modo como eles atuam é talvez o mais negativo efeito da propaganda.
Uma frase, imagem ou vídeo, nada disso é capaz de sensibilizar de modo profundo gerando subversão, a propaganda funciona muito mais para reforçar uma ideia em quem já a possui do que para despertar ideias novas em alguém.
dont-believe-quote-Terence-McKenna
Escolas, igrejas, partidos, movimentos, etc Todas estas instituições buscam através de métodos diretivos e coercitivos a afirmação de suas ideias. Esta estratégia propagandista não reflete a necessidade do indivíduo por conhecimento, espiritualidade, posicionamento político, etc Estas necessidades são individuais e o bom exercício do pensamento reflexivo e do pensamento despersonificado produzem reais mudanças do modo de pensar, mudanças que refletem na atitude de um modo geral e evitam o surgimento de replicadores de propaganda incoerentes com o que pregam.
Utilizar de métodos verticalizados para o fomento da horizontalidade e da autogestão só poderá resultar em revolta por parte dos indivíduos que buscam introjetar estes conceitos. Ao nos confrontarmos com instrumentos de coerção educacional passamos a ter uma ideia negativa acerca das ideias passadas por eles, especialmente se não aceitamos a coerção que é oferecida. O exemplo ensina, a palavra que é incoerente com a atitude se torna nula.
Ao buscar introduzir estes conceitos dentro de um grupo de pessoas de cultura industrializada é necessário mais do que sensibilizar e buscar diálogo. O uso de substâncias que alteram a percepção e inibem a personalidade é uma prática que apresenta resultados neste aspecto, tal estratégia é fundamentada por várias metodologias criadas neste sentido ao longo da história.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Canibalismo, Anarquismo e Sustentabilidade
Non-FictionAnálises, reflexões, metodologias e propostas para a pós-civilização