Lir/Lear

58 0 0
                                    

Lir / Lear: No folclore irlandês, Lir era o Deus do mar, considerado também, o Senhor do submundo (o mundo dos ancestrais), da magia e da cura. Lir era pai de Manannán Mac Lir e das crianças Fiachra, Conn, Fingula e Aod, que foram transformadas em cisnes por causa do ciúme da sua madrasta Oifa, nos contos do Ciclo Mitológico Irlandês, conhecido como: O Destino dos Filhos de Lir.

Manannán Mac Lir: Filho de Lir, também é considerado um Deus do mar e do Outro Mundo, homenageado como uma das principais divindades marítimas pelos irlandeses e reverenciado como protetor dos marinheiros. Viaja pelo mar muito mais rápido que o vento em um barco mágico puxado por um cavalo chamado Enbharr, que significa “Espuma de água”. Mestre na mudança de forma, Manannán era uma divindade popular entre os Bardos e todos aqueles que praticavam a adivinhação. Quando os Dananns foram derrotados pelos Milesianos, foi Manannán quem os levou à “Terra da Juventude”, Tir na nÓg, através de colinas subterrâneas, o Sídhe. Ele tinha uma armadura que dizia ser impenetrável e uma capa mágica do esquecimento e da invisibilidade.

Fiachra: Filho de Delbáeth, dos Tuatha Dé Danann, foi um lendário Grande Rei da Irlanda. De acordo com o Lebor Gabála Érenn, ele assumiu o trono depois que seu pai foi derrubado por Caicher, filho de Nama, irmão de Nechtan. Os Anais dos Quatro Mestres e Geoffrey Keating dizem que ele mesmo destronou o pai. Sua mãe foi Ernmas. Teve três filhas, Banba, Fódla e Ériu, por incesto com a própria mãe. Reinou por dez anos, antes que seu sobrinho Aoi Mac Ollamain fosse assassinado em batalha contra Éogan de Inber.

• Conn: Filho de Lir e irmão gêmeo de Fiachra. Ele, seu gêmeo e dois outros irmãos, Aedh e Finnguala, são transformados em cisnes falantes e que cantam, por uma madrasta ciumenta e despeitada, Aife. Passam muitos séculos sobre esta forma, e finalmente são levados para uma casa de um missionário cristão, que estão presos com uma corrente de prata. Uma rainha irlandesa ouve falar nos extraordinários animais, e, ambicionando-os, sorriam-los-roubados. A corrente se segue, a corrente sérica, e os transformam-se em pilares de terra, os líderes humanos com muitos séculos de idade.

http://www.templodeavalon.com/modules/mastop_publish/?tac=O_Destino_dos_Filhos_de_Lir

Recomendo que entrem Neste site, e leiam este Livro * O Destino Dos Filhos De Lir * vão entender melhor tudo sobre Lir....

E se der para dar um passada nos Sites :: Templo de Avalon e  GoWikipedia, vou ficar muito grata....

PS:: Este capítulo foi escrito a pedido do WendieC Espero que goste

Beijoos ....

Você leu todos os capítulos publicados.

⏰ Última atualização: May 27, 2018 ⏰

Adicione esta história à sua Biblioteca e seja notificado quando novos capítulos chegarem!

Deuses da MitologiaOnde histórias criam vida. Descubra agora