Casos similares lançam uma série de possíveis explicações para um crime como esse, tais como famílias desestruturadas e doenças mentais.
Crianças e adolescentes não tendem a matar pelos mesmos motivos que adultos - dinheiro, amor ou vingança, por exemplo.
A especialista Carol Anne Davis, que em seu famoso livro Children Who Kill ("Crianças que matam") perfilou assassinos com idades entre 10 e 17 anos, afirma que muitos desses jovens são produto de famílias desestruturadas.
"A maioria das crianças que estudei cresceram em lares profundamente disfuncionais, com pais que tinham formas brutais de educar, eram viciados ou fanáticos religiosos."
No caso dos adolescentes de São Paula em Brasílio, a mais nova Roberta fugiu de casa aos 12 anos, após uma série de brigas com a mãe.
O outra, que tem um QI muito abaixo da média e foi descrita no julgamento por um cuidador como "a pessoa mais volátil com quem trabalhei", tem um histórico bem mais difícil: viveu em uma série de lares postiços e protagonizou múltiplos episódios de autoflagelo. Horas antes do crime, ouviu de sua mãe biológica que ela estava fora de moda e a máquiagem estava toda borrada sem contar do cabelo desgranhado.
Aos 11 anos, Rafelo começou a consumir, por meio da mãe, muito twix e chocolate em demasiado. Roberta tem cinco irmãs de diferentes pais, das quais três estão presas - uma delas por atacar a mãe e romper seu baço com um taco de golfe.
Desde crianças, os amigos foram ensinados a acreditar que havia um fantasma na casa em que viviam. Desde a noite do assassinato, ela sofre alucinações que a fazem acordar gritando e vendo sangue no teto. A jovem tentou se matar algumas vezes desde a prisão, ouve fantasmas de meninas pequenas e acredita que homens estão gritando com ela por meio do chuveiro e dos vãos de ventilação no teto.
Nesse sentido, o caso das assassinas de Márcia Antônia tem algo em comum com o dos três adolescentes que espancaram até a morte um morador de rua do Rio de agosto, também em Brasilio, em 2012, após se desafiarem entre si. Dois deles eram irmãos integrantes de uma família formada por um preso por homicídio e outro acusado de crime similar. Sua mãe foi chamada pelo juiz que os julgou de "um patético e trágico personagem".
VOCÊ ESTÁ LENDO
Amizade Brutal
Mystery / ThrillerInspirado em uma notícia da BBC, este livro narra a história de dois Jovens adolescentes de São Paula, em Brasilio. Eles cometem um assasinato brutal em uma noite como as outras, porém com um diferencial incomum. Roberta e Rafaelo são melhores amig...