aquele do vocabulário wattpadiano.

5.6K 583 286
                                    

hey sunshine!

Muitos termos utilizados nos deixam meio perdidos quando somos iniciantes

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Muitos termos utilizados nos deixam meio perdidos quando somos iniciantes. Sempre tive muitas perguntas mas me sentia boba por não saber e por isso acabava ficando com a dúvida. Bom, vamos ao nosso dicionário:

↳ COVER: capa do livro. Um cover book ou cover shop é um lugar onde você pode pedir capas.

↳ CROSSOVER: (em português interseção) evento fictício em que dois ou mais personagens, cenários ou acontecimentos que passam a interagir num mesmo produto. Exemplo: fazer um crossover com alguém significa que nos dois livros os personagens irão interagir, como um grupo de amigos.

↳ FANFICTION: (em português ficção de fã, também grafada como fanfic) narrativa ficcional, escrita e divulgada por fãs. Parte da apropriação de personagens e enredos provenientes de produtos midiáticos como filmes, séries, quadrinhos, videogames, etc, sem que haja a intenção de ferir direitos autorais ou obter lucros. Portanto, tem como finalidade a construção de um universo paralelo ao original com personagem de quem o escritor é fã.

↳ FLASHBACK: voltar rapidamente para algo ou lembrança de um tempo antigo.

↳ GRAPHIC SHOP: (ou graphic book) você irá encontrar capas para seu livro, assim como em um cover shop, mas costumam ser mais elaborados.

↳ HOT: uma cena ou livro hot significa que contém cenas de sexo e/ou momentos mais íntimos.

↳ IMAGINE: um livro com capítulos mais curtos na qual você se imagina como a principal, contendo cenas, de certa forma, aleatórias e podendo conter imagens ou gifs para contribuir na imaginação.

↳ LEITOR BETA: ser um leitor beta significa ser um dos primeiros a ler os capítulos de um livro, podendo ou não corrigir a ortografia, dar opiniões, críticas e sugestões e julgar toda a atmosfera do livro.

↳ LONG FIC: fanfic longa, contendo capítulos mais extensos e em maior quantidade.

↳ ONE SHOT: história contendo apenas um capítulo. Um livro de one shots conterá vários capítulos únicos, mas diferentemente dos imagines, costumam ser mais extensos com personagens pré-selecionados.

↳ PLOT: (em português enredo) usado para designar todos os eventos de uma história. O enredo ou trama, é o que podemos chamar de esqueleto da narrativa, é aquilo que dá sustentação à história, ou seja, é o desenrolar dos acontecimentos.

↳ PREMADE: um livro de premades também funciona como um graphic shop e cover shop, todos são para pedir capas.

↳ PORTFÓLIO: é uma coleção de todo o trabalho de um capista, na qual você pode usar suas ideias como inspiração para fazer suas próprias capas.

↳ PLOT SHOP: você encontrará uma coleção de plots (enredos, ideias de histórias) para você desenvolver.

↳ POV: (abreviação de point of view, em português ponto de vista) mostra o ponto de vista de quem está narrando. Exemplo: Shawn Mendes pov, isso significa que o capítulo está sendo narrado pelo ponto de vista do Shawn.

↳ Q&A: (abreviação de questions and answers, em português perguntas e respostas) é uma ferramenta utilizada para seus leitores perguntarem sobre o livro ou sobre o escritor, obtendo respostas do escritor.

↳ SPIN-OFF: obra derivada de outra história. Exemplo: um livro que trata da relação entre dois amigos dos personagens principais.

↳ SONG FIC: livro totalmente baseado em uma música.

↳ SHORT FIC: fanfic curta, contendo capítulos pequenos e em poca quantidade.

↳ TEXTING: livro com capítulos contendo frases curtas.

Espero ter ajudado, algum desses vocês desconheciam? Já passaram alguma vergonha por não saberem?

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Espero ter ajudado, algum desses vocês desconheciam? Já passaram alguma vergonha por não saberem?

Tem mais alguma dúvida sobre o vocabulário? Comente!

giving up it isn't in our blood,
brubs

HOW TO MAKE A FANFICOnde histórias criam vida. Descubra agora