Você já viu aqui no TecMundo uma ótima explicação sobre o que é a deep web, o que você encontra por lá e até como fazer para acessar esse submundo da rede. Mas você sabe como ela surgiu e o que são essas e outras redes paralelas de conexão com a internet?
Essas respostas você encontra neste capítulo da série de História da Tecnologia, mas já tire o cavalinho da chuva se você espera ver conteúdos perturbadores por aqui. Se você curtiu o conteúdo, não se esqueça de assinar o canal do TecMundo no YouTube.
Antes..
O objetivo aqui não é falar do conceito dessas redes, mas a gente precisa pelo menos resumir rapidinho e diferenciar também deep web e dark web. Pois bem: nós navegamos na parte indexada da internet, a surface web. Todos os sites de busca conseguem encontrar os endereços e listar cada um deles.
Aí existe a deep web, um conceito que muita gente entende errado. Ele não é a parte criminosa ou ilegal da internet, mas sim todos os sites não indexados e que só podem ser encontrados por algum método específico de acesso. Mas o que são conteúdos não indexados? Serviços de email, internet banking, centrais de comandos de universidades e empresas estão por lá, por exemplo. Mas dentro da imensa deep web também se concentra a dark web, o setor que costuma abrigar os conteúdos mais pesados, inclusive os ilegais.
O começo
Por causa dessa definição, a história começa bem antes, com o nome de darknets. Lá nas primeiras conexões da ARPANET, que seria um dos esqueletos iniciais da internet nos Estados Unidos e que a gente já abordou em um vídeo especial, já existiam redes secretas. Elas tinham endereços que não apareciam nos índices oficiais de laboratórios, bases militares e universidades. Isso aconteceu no começo dos anos 70 e valia para algumas conexões em que circulavam informações sigilosas.
O começo da ARPANET.
Elas recebiam dados da ARPANET, mas não estavam abertas nem enviavam informações para fora. Dessa obscuridade, por ficar ali nas sombras, veio o nome darknet. Mas o termo foi popularizado na indústria só mesmo em 2001 e 2002, depois de artigos acadêmicos chamados “O Valor escondido da Deep Web”, de Michael Bergmann, e "A Darknet e o futuro da distribuição de conteúdo", de quatro pesquisadores da Universidade de Stanford.
Meios diferenciados
Na década de 80, a moda para fugir das conexões tradicionais mudou. Nasceu o uso de servidores em países afastados para compartilhar conteúdos mais privados ou até ilegais — como paraísos fiscais, mas com informações e serviços. Países do Caribe eram bastante usados para hospedar esse tipo de conteúdo, que podia envolver apostas e pornografia. Essa estratégia de abrigar servidores em terras com leis mais flexíveis existe até hoje, com sites de pirataria.