I

297 20 4
                                    


I'll keep a picture of you on the wall and choke on the memory.

Robert olhou pelo que parecia a milésima vez para o desenho a sua frente, frustrado por mais uma vez não conseguir decifrar o que faltava. No papel, retas, curvas e rabiscos se encontravam, formando o que aos olhos de qualquer um pareceria um ótimo prédio. Mas não aos deles. Ah, não. Tudo o que via com seus olhos profissionais e perfeccionistas era um prédio qualquer. Só mais um daqueles diversos que via no seu caminho pro trabalho. Cada esquina tinha um. Talvez mudasse a cor, a altura ou a largura, mas todos tinham uma coisa em comum: eram sem graça. Não faziam as pessoas pararem sua apressada rotina, mesmo que só por alguns segundos, para admirá-los. Não contribuíam em nada na arquitetura de Los Angeles. Eram comuns. E ele, sempre ambicioso, queria algo extraordinário. Essa era a oportunidade da sua vida e ele não podia desperdiça-la.

Jogou o lápis que segurava contra a porta com toda força que tinha e passou as mãos pelo cabelo, o bagunçando, como se aquilo fosse fazer uma lâmpada se acender acima da sua cabeça. Tudo o que conseguiu foi fazer com que Michael, seu sócio e melhor amigo, aparecesse, espreitando a cabeça na porta, temendo que algo o acertasse também.

— Tá tudo bem por aqui? – perguntou ele. Robert apenas lançou um olhar nervoso a ele e começou a andar de um lado para o outro na frente da sua mesa de desenho. Vendo que não receberia uma resposta, Michael entrou no cômodo, fechando a porta atrás de si e foi até o amigo. – Ainda tendo problemas com o projeto?

— Veja com os seus próprios olhos. – Robert respondeu, dando um sorriso irônico ao mesmo tempo em que se afastava para que Michael pudesse ver o desenho de perto.

Observou a maneira que ele estudava o desenho, prestando atenção em cada detalhe e provavelmente já fazendo algumas contas na sua cabeça também, como o bom engenheiro que era, e isso só o fez se envergonhar por ter que mostrar aquilo a ele. Se tivesse escolha, não mostraria a ninguém, mas parte do por que eles dois trabalhavam tão bem juntos era por sempre se manterem a par do que o outro estava fazendo.

— Não tá tão ruim, Rob... – começou Michael, tentando ser sincero com o amigo e estimulá-lo ao mesmo tempo. – Quer dizer, não é o seu melhor projeto, mas tá no nível de muitos outros arquitetos... – ouviu um suspiro frustrado nas suas costas e se virou. – Escuta, umas melhoras aqui e ali, e provavelmente mais algumas aqui e ali, e esse prédio vai ficar incrível! Eu sei que você não vai me deixar na mão.

— Se eu fosse você, não teria tanta certeza assim. – murmurou Robert, dando a volta em sua mesa e se jogando em sua cadeira.

— Qual é, cara, se anima! – exclamou. – Você tem trabalhado nesse projeto há o que? Duas semanas?

— 23 dias.

— 23 dias, ok. Você ainda tem quase três meses para terminar.

— 75 dias, Mike. É bastante, mas eu odeio deixar as coisas para a última hora, você sabe disso. Depois de 23 dias, eu já deveria estar finalizando isso e não estou nem perto!

Michael resistiu a vontade de revirar os olhos para o drama de Robert. Ele realmente não estava preocupado com a entrega desse projeto, pois o amigo nunca o tinha decepcionado antes. Mais cedo ou mais tarde, ele sabia que receberia algo incrível. Imaginou que a culpa desse bloqueio fosse o cansaço, afinal, Robert parecia estar trabalhando o tempo todo. Seja instruindo seus empregados nos projetos menores, visitando as construções dos em andamento, arquitetando os maiores, coisa que ele fazia questão de fazer sozinho, e levando trabalho pra casa. Ele não parava nunca.

— Quer saber de uma coisa?

— O que? – perguntou, desanimado.

— Vai para casa. Hoje é quarta, tira quinta e sexta de folga, emenda com o final de semana. Você precisa descansar, esfriar a cabeça. – disse e recebeu uma risada falsa em resposta.

ChokeOnde histórias criam vida. Descubra agora