O que é feminismo?
doutrina que preconiza o aprimoramento e a ampliação do papel e dos direitos das mulheres na sociedade .
Como nasceu o feminismo?
Na Europa do século XIX, as revoluções burguesas conseguem instituir a igualdade formal dos homens no nível das leis e da política. Entretanto, esse direito não se estende as mulheres, ainda que houvessem participado das lutas por sua conquista. Aí surgem os primeiros movimentos organizados de mulheres que se tem registro na . Elas exigiam que os direitos conquistados pela não ficassem restritos aos homens. Entretanto, a conquista do direito ao voto se deu muito posteriormente na maioria dos países. Na Inglaterra e na França, o Movimento Sufragista envolveu três gerações de lutas até que o direito ao voto feminino fosse realidade, o que só ocorreu nas primeiras décadas do século XX
O que foi o Movimento Sufragista?
sufrágio: direito de votar em eleições políticas
Quando mudaram do campo para as cidades, para trabalhar nas fábricas, as mulheres passaram a se conscientizar mais de seus direitos. A escritora inglesa Mary Wollstonecraft (1759-1797) foi a grande pioneira da defesa do voto feminino, em livros e manifestos publicados a partir de 1792.
Suas idéias se espalharam para os Estados Unidos e, décadas depois, influenciaram duas ativistas da luta contra a escravidão: Elizabeth Cady Stanton (1815-1902) e Susan Anthony (1820-1906).
Em 1852, as duas se uniram para reivindicar também a participação das mulheres na democracia. Apesar de o movimento ter sido mais forte na Inglaterra e nos Estados Unidos, o primeiro país a permitir o voto feminino foi a Nova Zelândia, em 1883.
Mesmo que tenha causado grande comoção o movimento pelo voto feminino na Inglaterra da , as ações de protesto empreendidas pelas sufragistas, contudo, apenas vieram a obter um parcial sucesso com a aprovação do de , o qual estabeleceu o voto feminino no Reino Unido – em grande parte, dizem alguns historiadores, motivado pela atuação do movimento das sufragistas na (1914-1918), já que as sufragistas deixaram as ruas e assumiram importante papel nos esforços de guerra.
O feminismo é mesmo importante?
O movimento feminista não pretende derrubar os homens ou excluí-los, A ideia é libertar as mulheres das estruturas sociais opressoras. Pode usar salto, pode usar batom, fazer escova, vestir rosa, o que você quiser. Uma coisa não elimina a outra, de jeito nenhum. A mulher tem que ter o direito de escolher ser aquilo que ela quiser, sem pressão externa ou obrigações. Você não precisa ser ativista. Se você acredita que deva existir um nível de igualdade entre homens e mulheres, já é feminista. O feminismo defende a igualdade de tratamento, o direito de ter controle sobre o próprio corpo e é contra qualquer tipo de opressão.
fontes:
https://www.infoescola.com/sociologia/feminismo/
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-foi-o-movimento-sufragista/
https://epoca.globo.com/vida/noticia/2015/12/o-movimento-sufragista-ou-parte-dele.html
http://digital-biblioteca.blogspot.com/2015/04/as-sufragistas.html
VOCÊ ESTÁ LENDO
As Diferentes Vertentes do Feminismo
Non-FictionNenhum desses textos foram produzidos por mim, em todos os capítulos estão as fontes de pesquisa. Para saber mais pesquise nos sites disponibilizados a cada fim de capitulo. Estou postando essas explicações porque a sociedade pouco conhece sobre...