Não é novidade pra ninguém que a educação no Brasil vai mal das pernas há muitos anos, mas já parou pra pensar o por que disso? É claro que já né! Todo mundo com mais de 16 anos já teve uma conversa com alguém sobre os motivos da educação ir mal. Porém, nos últimos livros que eu li, eu cheguei a umas conclusões interessantes que eu nunca tinha prestado tanta atenção quando o assunto era a educação brasileira.A verdade é, a educação brasileira NÃO TE PREPARA PRO MUNDO. A culpa disso não é apenas da corrupção, ou dos professores ou até da falta de interesse dos alunos. A questão é que o sistema educacional não acompanhou o desenvolvimento do mundo. O que eu quero dizer com isso? Nossos pais e avós enchem a boca de saudosismo pra dizer: "Ah, mas no meu tempo é que tinha educação de qualidade." Só que o sistema educacional continua o mesmo, a metodologia de ensino não mudou e mesmo nas escolas particulares, onde você espera ter uma qualidade maior de ensino, não te preparam para o mundo atual.
O ponto é, a escola te enche de conhecimento geral que você hoje em dia pode facilmente achar no Google. Como eu te provo isso? Lembra daquela prova em que você não fazia ideia da matéria, mas precisava muito de nota? Eu tenho certeza que você PELO MENOS PENSOU em pegar o celular escondido e olhar as respostas no Google. Não to aqui pra ser hipócrita e nem pra passar imagem de dono da razão, eu mesmo já colei e muito nas provas de biologia que eu não sabia a matéria.
Você pode se perguntar agora "mas se você não estudar e só olhar no Google, aí mesmo que você não vai saber." Mas meus amigos, se eu te disser que grandes gênios da humanidade que pensavam a frente do seu tempo nem terminaram a escola e não tinham metade do conhecimento geral que você que acabou de sair do ensino médio tem. Mas eles tinham uma coisa, sabiam onde buscar informações quando precisavam. E nós temos hoje todas as informações na palma da mão. Thomas A. Edinson frequentou a escola por apenas três meses na vida toda. Henry Ford só estudou até a sexta série. O que eu quero provar com isso é que conhecimento geral de nada importa se você não tiver um conhecimento específico.
O conhecimento específico e a capacidade de aplica-lo, é muito mais importante do que você estudar uma coisa que você acha no Google com um clique, e é por isso mesmo que as empresas tem setores separados onde cada um cuida de uma coisa. O Brasil te transforma num cidadão que sabe um pouco de tudo, mas não sabe muito de nada. E com certeza esse é um fator chave pra ter tantos jovens sem saberem o que fazer profissionalmente.
Vale frisar também que o colégio no Brasil não te ensina o que seja talvez a matéria mais importante da grade curricular e os colégios cagam. O INGLES, como você prepara jovens pro mundo sem ensinar como se conectar com o mundo. O jovem brasileiro passa a vida escolar estudando verbo to be todo ano, inglês devia ser mais cobrado que o próprio português em sala de aula. As melhores informações, sejam cursos, faculdades, livros, artigos... estão todos em inglês. O brasileiro é dependente de esperar traduções de algum conteúdo que quando chega pra ele, já lançaram uma versão 2.0 na gringa.
Vou deixar o exemplo dos antigos países Iugoslavos, que foram o tema do ultimo livro que eu li, "Classe Econômica: Europa Comunista." do Raiam Santos. Nesses países os jovens aprendem inglês como se fosse a língua pátria deles. Qual o resultado disso? O jovem dos Balcãs esta muito mais aberto a novas pessoas, informações e deveria estar a oportunidades também. Como assim deveria estar? Aquela região sofre muito preconceito, entre os países ditos desenvolvidos, pelo seu passado de guerras. Por mais que a geração y da península seja muito capacitada e preparada pra trabalhar em qualquer lugar do mundo, não é dada a eles as oportunidades que eles merecem. Fazendo com que eles fiquem presos nos seus países ganhando míseros 250 euros por mês.
Por que eu dei essa volta toda e fui la na península Balcã nesse texto? Só pra te dizer que o Brasileiro é um dos povos com mais oportunidade la fora. Nomes como Ronaldinho, Ronaldo e Rivaldo (sim, citei os com R pra você voltar agora e ler com a voz do Galvão Bueno na cabeça falando RRRRRONAAALDINHO.) abriram portas para todos os tupiniquins que queiram se aventurar no exterior. É sério, eu já tive oportunidade de conversar com gringos que visitavam o Rio durante o carnaval e as olimpiadas, e é impressionante como todos eles falam de futebol conosco. Imagina você la fora a facilidade de fazer um networking por meio do esporte, e é claro que depois, você leva o assunto até onde você quer chegar, seja negócios, estudos e etc.
O ponto é, a educação brasileira não piorou e nem melhorou nos últimos anos, ela apenas não acompanhou as mudanças de gerações. E esse modelo atua não é o modelo que funciona com a chamada geração y. Hoje o jovem brasileiro tem a necessidade de se conectar com o mundo muito maior que o jovem nos tempos de nossos pais e avós, e essa mentalidade de nos fazer saber um pouco de tudo, não é mais cabível se já temos todas as informações gerais na palma da mão.
Isso é apenas um artigo de opinião, e vou coloca-la nesse blog muitas vezes ainda. Há quem concorde comigo e também tem os que insistem que esse sistema se aplica a nossa situação atual e aos novos moldes do mundo globalizado. Mas a verdade é que o mundo avançou e o Brasil parou no tempo.