Introdução

36 0 0
                                    


A pretensão deste estudo é refletir sobre a ludicidade no Ensino de Química, sobretudo para discentes dos Ensinos Fundamental e Médio, na passagem de uma prática docente em escolas públicas e privadas. Conteúdos sobre química inorgânica, química orgânica e físico-química como a tabela periódica e seus elementos químicos, a classificação dos elementos químicos quanto à sua natureza, a Regra do "Octeto", a classificação de Carbonos, de cadeias carbônicas e identificação de funções orgânicas são o fundamento para a construção de alguns jogos lúdicos. Alguns destes jogos serão descritos em parte neste livro, pois o autor possui o objetivo apenas de jogar a "semente" para que o professor crie os seus jogos a partir do que será apresentado nas páginas a seguir. Além disso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de autores como SOARES (2001) sobre o letramento, SOLOMONS (1989), PERUZZO e CANTO (2011) e TITO e CANTO (2010) sobre os conteúdos de Química, ALVES (1994) e SANTOS (2008) sobre alfabetização e ludicidade, entre outros, procurando entrelaçar não só a contextualização e o cotidiano, mas o conhecimento prévio e empírico dos discentes sobre os conteúdos científicos. Conclui-se que os resultados, tanto qualitativamente como quantitativamente, foram satisfatórios nos dois caminhos: pré e pós-aula.


Também para estagiários em Licenciatura em Química, em cursos de graduação.

2PLi2

Jogos Lúdicos para o Ensino de QuímicaWhere stories live. Discover now