O Poeta

52 12 7
                                    

O Poeta caminha, seus pés decididos cobertos por sandálias gastas de couro tocam a areia quente do Deserto, mas o Poeta não para. Ele nunca para. Seus pés estão ardendo e cansados, mas o Poeta não se cansa. Ele nunca se cansa. 

O Poeta tem uma pele pálida que ilumina os olhos de quem o vê. De manhã, ele é como um floco de neve movendo-se em uma praia sem mar. Durante a noite, ele é a única estrela de um céu intenso e puro de areia.

O Poeta carrega consigo uma bolsa enorme e quem tem sorte em avistá-lo caminhando pelo Deserto se questiona se ele é como um Papai Noel de lá. E de certa forma ele é. Carrega em sua bolsa enorme uma quantidade de coisas que, para ele, são vitais. Presentes que ele entregaria a você sem se preocupar se você foi ou não um bom menino ou uma boa menina este ano. Presentes esses que são poesias, cifras, músicas. E ele espera que você se encante com suas obras, assim como ele se encanta por tudo aquilo que conhece e escreve sobre.

O Poeta caminha pelo Deserto sem preocupações, sem querer saber de um amanhã. Em sua cabeça, apenas o hoje importa, o passado é aprendizado e o resto é consequência.

O P não é maiúsculo à toa. Poeta é imbatível, inalcançável e invencível.Portanto, Poeta toma para si a palavra poeta e dá um significado inteiramente novo, só dele, sendo ele próprio a palavra.

O Poeta não tem medo de se expressar. E ele é tão incrível que até mesmo os que tinham ódio por ele um dia, passaram a amá-lo incondicionalmente, tal qual se ama um amigo próximo. Mas quem teria ódio pelo Poeta?

Poeta incomoda por sua força de vontade, determinação e amor por aquilo que faz: arte. Poeta é, nada mais nada menos, que fonte de inspiração para milhares - ou até milhões -, e isso frustra uma grande maioria que não consegue fazer o mesmo, ou que suas próprias escolhas não os inspiram.

Não se sabe o motivo, mas até mesmo os bons são odiados. E Poeta é bom.

Não só bom no que faz, mas Poeta é bom no que é. Seu simples caminhar de passos curtos e lentos é de uma pessoa que, assim como qualquer outra, tem defeitos, mas com qualidades que os sobrepõe. Poeta é um herói no cotidiano de cada um que o admira, dando força e esperança sempre que necessário, mesmo sem saber e mesmo sem pedirem.

Os olhos de Poeta são pequenos e pouco visíveis graças à tanto pano que cobre sua face contra queimaduras de Sol. E esses mesmos olhos enxergam o Deserto como seu, e cada viajante que passa por ali é um turista bem-vindo e eternizado em sua memória. Provavelmente ele escreverá sobre quem passar pelo Deserto, da mesma forma que já escreveu sobre muitos que de lá saíram e muitos que ainda estão nele.

O Poeta nunca se cala. Ele não se deixa calar. Porque, mesmo que de sua boca não saia muita conversa, de seus olhos saem imensos diálogos, na sua mente há grandes monólogos e em seu coração e papel há diversas poesias escritas com a mais pura sinceridade.

O Poeta caminha determinado sobre a areia agora fria do Deserto. É noite e Poeta pega em sua bolsa de Papai Noel do Deserto uma barraca. Assim que a monta, ele tira um momento para jantar olhando as estrelas, enrolado em uma manta. O Deserto pode ser tão frio à noite quanto é quente de dia.

"Será que me enxergam, mesmo eu sendo tão pequeno?", o Poeta pergunta em voz alta ao céu repleto de estrelas, sabendo que delas não haverá resposta. Mas mesmo sozinho, ele é visto, admirado e amado. Então, uma brisa toca sua face suavemente, bagunçando levemente seus cabelos acinzentados. Essa mesma brisa já viajou por todos os quatro cantos da Terra, por infinitos Desertos de outras pessoas, tão sozinhas quanto ele, mas nunca esquecidas. Pessoas que, como ele, amam seus iguais. E ele tem sua resposta. O Poeta sorri. E isso é suficiente para que o seu Deserto se torne mais alegre.


Para Min Yoongi, o Poeta eternizado em meu Deserto. Obrigada.

O Poeta no Deserto | Min YoongiOnde histórias criam vida. Descubra agora