Com certeza pais e filhos é uma das músicas mais escutada da banda legião urbana. Ela é conhecida por enfatizar o amor sobre todas as coisas, mas se atentarmos os detalhes podemos perceber que essa música é muito mais profunda do que parece ser.
Sem mais delongas, vamos a análise!
"Estátuas e cofres e paredes pintadas. Ninguém sabe o que aconteceu. Ela se jogou da janela do quinto andar. Nada é fácil de entender "
Renato russo começa narrando um acontecimento. Aparentemente uma mulher cometeu suicídio ao se jogar da janela do quinto andar. Ele descreve a cena através do olhar das pessoas que transitam pela rua e ao se deparar com um corpo tentam entender qual foi a motivação que a pessoa teve para tirar a própria vida. Renato deixa isso bem evidente nessa parte: "Ela se jogou da janela do quinto andar nada é fácil de entender".
"Dorme agora, É só o vento lá fora" => Uma mãe consolando seu filho
"Quero colo! Vou fugir de casa. Posso dormir aqui com vocês? Estou com medo, tive um pesadelo. Só vou voltar depois das três"
Ele continua a narrar diálogos de varias pessoas. Uma pessoa que quer sair de casa, uma que está procurando uma casa para passar a noite já que provavelmente foi embora da sua. E assim segue o ritmo de pessoas que possuem relações frágeis com seus familiares ou entes mais próximos.
"Meu filho vai ter nome de santo. Quero o nome mais bonito" => Aqui ele destaca a alegria dos pais em relação ao nascimento de um filho.(nesse trecho ele pode está falando sobre ele mesmo)
"É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã. Porque se você parar pra pensar. Na verdade não há"
No refrão é bem evidente o apelo que Renato Russo faz. Amar as pessoas como se não houvesse amanhã, ou seja, precisamos dá valor as pessoas as nossas voltas porque a vida é curta e ninguém sabe a hora de partir. Essa parte da música fala sobre o amor incondicional, que vai além de qualquer coisa e não guarda mágoa ou ressentimento.
"Me diz, por que que o céu é azul? Explica a grande fúria do mundo. São meus filhos que tomam conta de mim. Eu moro com a minha mãe, mas meu pai vem me visitar. Eu moro na rua, não tenho ninguém. Eu moro em qualquer lugar. Já morei em tanta casa que nem me lembro mais. Eu moro com meus pais."
Outra vez ele retorna a falar sobre as relações cotidianas. A atenção volta-se para pessoas carentes e que se sentem abandonadas por não pertencer à algum lugar específico. Cada uma delas enfrentando seus próprios problemas.
"Você culpa seus pais por tudo, isso é absurdo. São crianças como você, o que você vai ser quando você crescer."
Renato termina a canção com chave de ouro ao declarar que independente da idade todos comentemos erros. Nossos pais não são diferentes de nós. Eles também se sente inseguros, mas não podemos acusa-los por serem assim.
Pais e filhos relata como as relações humanas podem ser falhas. Existe muitas pessoas precisando ser amadas, mas poucas estão dispostas a fazer isso. A falta de empatia é a maior causadora dos desastres no mundo. Tudo poderia ser evitado se nós tivéssemos à capacidade de nos colocar no lugar do outro.
Deixo pra vocês uma citação de Paulo sobre o verdadeiro amor:
Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
1 Coríntios 13: 1-7
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Que Me Diz a Letra
RandomOlá! Decidi dedicar esse livro para interpretação de músicas.... Um ambiente que você encontra-lá os significados mais profundos das letras compostas pela sua banda favorita. Aceito sugestões de temas.