Como Tudo começou?

311 6 0
                                    


Uma rede de comunicação descentralizada é o lugar onde nenhum elemento tem acesso privilegiado à informação, a comunicação circula entre todos os elementos que interagem livremente. Pensando em todos esse aspectos de redes descentralizadas o Wattpad foi selecionado para ser o protagonista dessa pesquisa, o Wattpad trata-se de uma plataforma online para escritores e leitores, uma das mais usadas do mundo, segundo o blog oficial do Wattpad, nos dias atuais ele já levou 45 milhões de pessoas a conhecerem histórias que só podem ser encontradas originalmente no aplicativo, além de trazer visibilidade para produtores de conteúdo literário e possibilidade de crescimento no mercado com a publicação física de seus livros.

Os fundadores viram o potencial da experiência leitura em dispositivos móveis, bem como o crescimento de redes sociais e da popularização da produção de conteúdo por usuários, a ideia de Wattpad para leitura digital veio antes do Kindle e do iPhone, eles sabiam que o formato do papel se tornaria obsoleto e que as pessoas liam digitalmente.

Alen Lau e Ivan Yuen dois engenheiros são os principais responsáveis por a ideia e criação da plataforma digital. Em 2002 Allen Lau e Ivan Yuen começaram a construir uma empresa de jogos móveis chamada Tira Wireless onde se conheceram, em entrevista a um site de notícias Allen conta que começou a realizar protótipos para uma aplicação de leitura em 2002, e trabalhava com um Nokia da série 4° o mais popular daquela época, a ideia surgiu para resolver um problema que ele mesmo enfrentava, tinha pouco tempo e desejava levar suas leituras no telefone, o sistema funcionou para seu propósito, mas era inviavél massificá-lo pois a tela do Nokia era muito pequena e só possibilitava a leitura de 5 linhas de texto, em 2006 o dispositivo mais popular possuía uma tela mais ampla, e suas possibilidades eram superiores, enquanto Allen avançava com o desenvolvimento do sistema Ivan (também co-fundador do wattpad) mandou uma mensagem para ele pedindo sua opinião sobre um novo produto que estava desenvolvendo que curiosamente partia da mesma premissa de leitura móvel, acrescentando um website no qual o usuário podia subir e compartilhar conteúdo de modo simples, estes foram os dois pilares da empresa: a dimensão móvel e o fato de que o conteúdo é gerado pelos próprios usuários, dois dias após isso Allen se reuniu com Ivan em Vancouver no aeroporto e no pátio de comidas delinearam um plano de negócios em um guardanapo, Em 2011, o Wattpad atingiu um milhão de usuários. Seu aplicativo tinha cinco milhões de downloads suportando 1.000 modelos de celulares de 600 operadoras de telefonia móvel, além do seu website. O Wattpad está expandino, em 2016 eles lançaram o Wattpad Studios com a proposta de levar suas histórias mais envolventes para um público maior por meio de parcerias com produtores de filmes, de programas de televisão, séries digitais e publicação de livros com o mercado editorial, outra nova proposta tentadora do Wattpad e que ainda não está disponível no Brasil é o Wattpad Futures, possibilitando adicionar anúncios entre os capítulos do livro.



Referências:

http://pousadamente.blogspot.com/2012/03/redes-de-comunicacao.html

https://www.publishnews.com.br/materias/2013/11/07/74997-wattpad-um-planeta-online-de-escritores-e-leitores

http://www.benoliveira.com/2016/11/wattpad-plataforma-completa-10-anos-com-45-milhoes-leitores.html

https://techvibes.com/2015/10/01/a-brief-history-of-wattpad-2015-10-01


Wattpad- A criação e evolução de uma plataforma digitalWhere stories live. Discover now