Está difícil conciliar vida familiar e trabalho? Sei como é. Como se já não bastasse o desafio que afronta nossa consciência, ainda somos cobrados pela família e pela sociedade, pois nossa participação em casa fará toda diferença na educação dos filhos e também no equilíbrio do lar. Neste paradigma, aprendi alguns "princípios" que tenho adotado para gerir melhor esta relação entre família e trabalho.
1° O equilíbrio é a base de tudo
Tudo que nos propomos a fazer em nossas vidas, deve respeitar nossos limites. A principal motivação que devemos ter para sermos bons pais e bons profissionais deve ser a paz interior e a satisfação pessoal, e não a necessidade de sermos reconhecidos pelos outros. Do contrário, nos frustraremos por não atendermos as expectativas alheias e automaticamente não sermos reconhecidos.
2° Não precisamos fazer tudo sozinhos
Devemos contar com ajuda quando possível. Seja do cônjuge, dos parentes e porque não dizer de funcionários? Trabalhamos para ter melhor qualidade de vida e às vezes não "usamos a cabeça" para entender que casa limpa, filhos bem cuidados (obs. educação é bem diferente de cuidados e a responsabilidade de educar biblicamente pertence aos pais), tempo suficiente para se alimentar e para descansar estão relacionados à qualidade de vida que buscamos.
3° Não é possível fazermos tudo na vida ao mesmo tempo com qualidade
Há momentos em que precisaremos priorizar a família, em outros, focaremos no trabalho, e assim sucessivamente. Chegamos ao ponto mais forte de todos para mim, e que deixei por último, porque muitos iriam parar de ler se ele fosse o primeiro, por não se vêm mais em tempo de seguir este conselho. O planejamento.
4°Planejar não é uma prática prioritária para muitos brasileiros, mas continua sendo uma ação fundamental para o alcance dos resultados positivos de nossas vidas. Não gostamos de investir tempo no planejamento, mas ele evita a perca de tempo nas atitudes improdutivas. A propósito, meu planejamento tem sido feito a partir de orações diárias e tem sido um sucesso atualmente. Enfrento desafios como qualquer pessoa, mas Deus tem me dado sabedoria e energia suficientes para gerir estrategicamente meus desafios.
Pense nisso!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Como conciliar vida familiar e trabalho?
RandomConheça através deste arquivo, alguns princípios que tenho adotado para conseguir conciliar minha vida familiar e meu trabalho com sucesso.